Poucas palavras:

Blog criado por Bruno Coriolano de Almeida Costa, professor de Língua Inglesa desde 2002. Esse espaço surgiu em 2007 com o objetivo de unir alguns estudiosos e professores desse idioma. Abordamos, de forma rápida e simples, vários aspectos da Língua Inglesa e suas culturas. Agradeço a sua visita.

"Se tivesse perguntado ao cliente o que ele queria, ele teria dito: 'Um cavalo mais rápido!"

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

ENTREVISTA: PROFESSOR JEAN CARLOS.

PROFISSÃO PROFESSOR: HISTÓRIAS DOS PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA.

O nosso blog tem o prazer de abrir espaço para colegas de profissão. Nessa série de entrevistas, procuramos conhecer mais sobre o trabalho realizado pelos professores desse idioma, assim como “trocar figurinhas” para melhorarmos nossas práticas enquanto educadores.

Nosso primeiro entrevistado é o professor Jean Carlos, um profissional que é apaixonado pelo que faz. Aqui ele faz um resumo de sua vida profissional, traçando sua trajetória pelos caminhos do conhecimento ao idioma. Jean Carlos atualmente é professor de inglês no Sinergy Language Academy, e no curso de extensão da faculdade do Rio Grande do Norte – UERN (NEEL). Jean também trabalhou na área de exportação e tradução de resumos e documentos.

Muito obrigado pela atenção de todos, esperamos que curtam a entrevista. Se você é professor de língua inglesa ou Espanhola e deseja participar da entrevista, entre em contato pelo nosso e-mail, brunocoriolano@zipmail.com.br

Quando e como decidiu ser professor?


Quando vi realmente que isso era o que eu deveria fazer em minha vida, adoro Inglês e trabalhar com o que gosto ao mesmo tempo se torna diversão pra mim, e o mais legal, a sensação de dever cumprido em passar conhecimento pra outros é muito gratificante.

Por que escolheu inglês?

Na verdade eu sempre tive uma boa noção em ler textos em Inglês e até conversar um pouco, sendo isso tudo conseqüência de vários filmes assistidos em Inglês, milhares de músicas ouvidas também, livros emprestados, ou seja, autodidata total, eu sabia que me ajudaria muito na prova de língua estrangeira pra ingressar na Faculdade de Letras. Conversei com Wanderley, meu professor na época sobre o curso e me interessei, mas daí antes de terminar o Ensino Médio eu já estava ensinando Inglês particularmente e em uma escola de idiomas na cidade de Mossoró-RN.


Quais os planos para o futuro em relação à vida profissional?


Bem, meus planos para o futuro são muitos. Quero terminar minha graduação, continuar na vida acadêmica, uma possível pós no exterior e contribuir sempre para o crescimento e aprimoramento da aprendizagem de língua estrangeira de modo inovador e efetivo.

Arrepende-se de ter escolhido essa profissão?


Não. Sou muito feliz e realizado no que faço. Ensinar Inglês pra mim é muito divertido.

Quais os maiores desafios para alguém que deseja ser professor de inglês na região onde você mora?


Acho que houve mais desafios na época em que comecei. Apesar de não ter muitos anos, comecei a ensinar no ano de 2007 e de lá pra cá por conta da globalização e crescimento vejo que as pessoas; os profissionais em geral em Mossoró e região, estão enxergando claramente a importância de uma segunda língua em suas vidas, como resultado, vejo um pequeno aumento no número de escolas de idiomas na cidade.

Em relação ao Ensino de Inglês para fins específicos, como vestibulares e testes, você sente dificuldade em encontrar material na área?

Não. Hoje podemos encontrar muita coisa ampla, alguns materiais realmente são difíceis de encontrar, mas nada tão complicado depois de uma boa pesquisa, falo isso pra qualquer área.

Como você avalia sua formação universitária?

Eu avalio de forma produtiva e satisfatória pra minha realidade. Apesar de começar a ensinar bem antes de entrar na faculdade, hoje me divido entre trabalho e estudo. Vejo que o fato de já ter fluência na língua antes de começar a graduação me ajudou muito, aproveitei as disciplinas de Inglês pela minha nota de proficiência, mas ser um bom professor não precisa só falar inglês, acredito que um bom professor de Inglês deve ter sim essa vivência acadêmica.

Qual a importância de aprender uma língua estrangeira hoje em dia?

A Língua Inglesa é considerada a língua do mundo, certamente um indivíduo sem capacidade de se comunicar em tal língua e de acordo com o modo de competição que hoje o mercado exige ficará pra trás em relação aos que têm domínio do idioma.

Como é sua vida em sala de aula?

Bastante corrida e muito divertida apesar dos desafios me dou super bem com meus alunos. Acredito que quando há um bom relacionamento entre as partes dentro e fora da sala de aula, tudo funciona como esperado, e outra, muita gente acha que o professor só tem que entrar na sala e passar seu conteúdo, mas não, o trabalho começa bem antes, em casa mesmo com o planejamento, novas idéias, e tudo isso requer um bom estudo e um bom tempo também, literalmente professor não trabalha só na escola.

Conte alguma situação inusitada vivida em sala de aula.

Uma vez uma aluna em seu primeiro dia de aula, bem mais velha do que eu, não acreditou que eu era o seu professor, foi preciso os outros alunos também convencê-la, no final deu tudo certo.

Muito obrigado pela participação. Qual mensagem você deixaria para as pessoas que estudam ou ensinam a língua inglesa?

Eu que agradeço o espaço, sempre acompanho o Blog acho muito legal e sempre visito. Parabéns. Bem o que quero dizer para as pessoas é que qualquer um pode sim desenvolver uma segunda língua basta acreditar em seu potencial assim como eu fiz e como muitas pessoas que conheço hoje e que estão muito bem encaminhadas na vida profissional e pessoal, decorrente do domínio da Língua Inglesa. Hoje existem inúmeras fontes de aprendizado de idiomas, a internet nunca esteve tão recheada de Blogs, Canais, Sites e acredito que hoje esteja bem mais fácil se matricular em uma escola de idioma, basta acreditar e seguir. Peace

Para entrar em contato com Jean Carlos, enviar e-mail para jeanlone@hotmail.com




Um comentário:

Clarissa disse...

Ele é meu professor, ^-^