Poucas palavras:

Blog criado por Bruno Coriolano de Almeida Costa, professor de Língua Inglesa desde 2002. Esse espaço surgiu em 2007 com o objetivo de unir alguns estudiosos e professores desse idioma. Abordamos, de forma rápida e simples, vários aspectos da Língua Inglesa e suas culturas. Agradeço a sua visita.

"Se tivesse perguntado ao cliente o que ele queria, ele teria dito: 'Um cavalo mais rápido!"

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

RESPONDENDO AOS LEITORES DO BLOG.

RESPONDENDO AOS LEITORES DO BLOG.

Agradeço a todos pelos acessos desse blog, pois mesmo impossibilitado de postar algo novo diariamente, muitos e-mails e comentários me chegam sobre o conteúdo do mesmo.

Hoje o blog conta com uma média de 1.000 acessos diários, o que considero muito para um blog com um conteúdo tão, digamos assim, restrito, pois somente os interessados em estudar inglês procuram acessar esse espaço.

Selecionei um dos muitos e-mails que recebi sobre o blog (não se preocupem, vou postar todos eles).

Esse aqui vem lá da cidade de Pau dos Ferros do grande professor Dr. Gilton Sampaio. 

Segue o e-mail na íntegra:

Oi professor.

Sou estudante do 1º período de Letras (inglês) pela UERN (CAMEAM). Eu venho acompanhando seu blog há duas semanas e estou gostando muito do mesmo, pois nele eu posso enriquecer meu vocabulário, mas percebo que os textos estão muito complexos para o meu nível no idioma.

Se você puder, por favor, peço que me envie por e-mail ou poste alguns textos mais simples com atividade para eu por em prática o mesmo nessa fase que estamos em greve.

Desculpe-me pelo incomodo, e obrigado pela a atenção. 
Fico grato.
Robson Antunes.


Caro Robson; fiquei feliz em saber que você conseguiu encontrar meu blog no meio de milhares com o mesmo conteúdo nesse vasto mundo chamado internet.

Fazendo uso das suas próprias palavras, tentarei te ajudar. 
Você disse que o conteúdo do blog não é tão simples. Primeiramente, gostaria de esclarecer que tentei mesclar o máximo possível de níveis sem nem, ao menos, identificá-los. 

Acredito que você é quem deve tentar se adaptar ao nível, pois a sensação de desafio fará com que você se sinta sempre motivado para aprender.

Tenho algumas dicas para você:

Ø  Procure definir qual é (ou qual são) seu(s) objetivo(s) em relação à língua inglesa: você quer aprender apenas para se comunicar? (nesse caso, não foque na gramática). Quer melhorar sua habilidade de leitura e interpretação de textos? (leia de tudo). Pretende escrever melhor em inglês? (pratique o máximo que puder. Comece com textos simples e reescreva-os o máximo de vezes que julgar necessário).  

Ø  Depois de definir seu objetivo, sugiro que trabalhe muito nele, mas lembre-se sempre que DISCIPLINA é uma palavra chave quando se trata de idiomas.

Ø  Crie uma rotina para estudar inglês. Quanto mais contato você tiver com esse idioma, mais rápido aprenderá.

Ø  Você citou a questão do vocabulário. Procure sempre associar o vocabulário a um contexto. Palavras e frases soltas podem até fazer sentido em algum momento, mas pode(m) variar dependendo do contexto onde inserimos a(s) mesma(s). Imagine as novas palavras adquiridas em situações de movimento. O cérebro recorda palavras melhor quando associadas com verbos de movimento, mesmo que em algumas vezes sejam absurdas.

Ø  Torne seu aprendizado o mais prazeroso possível. Use músicas, assista a vídeos, séries (recomento friends) etc. Ouça a mesma música várias vezes e assista ao mesmo vídeo repetidas vezes também. Pode parecer inútil, mas leva a uma fluência incrível em pouco tempo. 

Ø  Nunca se isole. Procure falar com pessoas que já falam o idioma. Lembre-se de nunca se fechar em um mundo onde você não terá oportunidade de se comunicar com outras pessoas. Língua é interação também.

Agora seguem várias dicas de sites, blogs e outros para ajudar na sua aventura nos seus estudos. Espero ter ajudado. Continuarei a postar material nesse blog e espero que você consiga melhorar suas habilidades linguísticas com ajuda do mesmo.

Seguem links e mais links para te auxiliar. Pode “catucar” seu mouse ai!
  
Lista de sites para aprender inglês sem sair de casa.
Busuu

Inglês no supermercado (dicas)

Inglês na rede (dicas)

Portal da língua inglesa (totalmente grátis)

Inglês online

Adir Ferreira Idiomas

English experts

English Town

ESSES SÃO TODOS EM INGLÊS

One stop English

Busy teachers (muito bom para professors)

British Council

Repeat after us (muito bom para amantes de literatura de língua inglesa)

REDES SOCIAIS PARA PRATICAR INGLÊS.
TEFL-ME

Live mocha

TESTES ONLINE PARA PRATICAR INGLÊS E SABER COMO ANDA SEU NÍVEL NO IDIOMA.
You move

SITES COM NOTÍCIAS EM INGLÊS.
BBC

The New York Times

Scientific American

Voice of America
http://www.voanews.com/learningenglish/home/    





PORTAL DA LÍNGUA INGLESA has no responsibility for the persistence or accuracy of URLs for external or third-partly internet websites referred to in this post, and does not guarantee that any context on such websites is, or will remain, accurate or appropriate.
In some instances, I have been unable to trace the owners of the pictures used here; therefore, I would appreciate any information that would enable me to do so. Thank you very much.
Is something important missing? Report an error or suggest an improvement. Please, I strive for accuracy and fairness. If you see something that doesn't look right, contact me!
Did you spot a typo?
Do you have any tips or examples to improve this page?
Do you disagree with something on this page?

Use one of your social-media accounts to share this page:

4 comentários:

Anônimo disse...

acho muito legal inglês, mas não tenho talento para essa língua! :/ gostaria muito de aprender, tuas dicas foram ótimas!

http://apaixonadasporcosmeticos.blogspot.com/
Curta Apaixonadas por Cosméticos no Facebook
@Ap_Cosmeticos

Robson disse...

Obrigado professor.

Anônimo disse...

Muito boa essa dica

Bruno Coriolano disse...

De nada, espero que tenha sido útil.