Poucas palavras:

Blog criado por Bruno Coriolano de Almeida Costa, professor de Língua Inglesa desde 2002. Esse espaço surgiu em 2007 com o objetivo de unir alguns estudiosos e professores desse idioma. Abordamos, de forma rápida e simples, vários aspectos da Língua Inglesa e suas culturas. Agradeço a sua visita.

"Se tivesse perguntado ao cliente o que ele queria, ele teria dito: 'Um cavalo mais rápido!"

sexta-feira, 8 de março de 2013

Jogos para aulas de inglês. Por Bruno Coriolano.




Mais uma final de semana chegando e lá vamos nós, procurar mais ideias e atividades para fazer na semana que vem. Isso mesmo, não é bem uma hora de descanso, mas de pesquisa.


Tenho recebido muitos e-mails esses últimos meses de professores de Língua Inglesa pedindo sugestões de atividades e resolvi dá um help aqui.


Essa aula deveria durar em torno de 30 minutos.


WARMER:


Comece falando sobre “sports”. Escreva essa palavra no quadro e peça aos alunos para falarem a primeira coisa que vem na cabeça deles ao ouvirem palavras como “Soccer”; “golf”; “basketball”, “Tennis”...

Escreva no quadro tudo que os alunos disserem (lembrem-se que alguns deles são visuais e precisam ver e não comente ouvir as palavras). Na verdade, não sei o que eles diriam, mas pode-se esperar desde nomes de jogadores até algo sobre os equipamentos usados.


(fim do warmer)


Depois de ter já algumas palavras, divida a turma em dois grupos de desenhe um campo de futebol como esse abaixo:




O desenho da bola ao centro pode ser feito com uma cartolina, pois vai precisar ser removida para frente e para traz. Peça para os dois grupos ou times escreverem perguntas relacionadas ao assunto estudado, tipo “WH questions”, “perguntas que exijam o uso da terceira pessoa” etc. (seria legal pedir para eles escolherem o nome de cada time. Peça para o grupo A escolher o nome do grupo B e vice-versa).


Toda vez que um time responder as perguntas corretamente, avança para a outra linha do campo adversário. Se o time A responder corretamente à pergunta de B, ele move contra o gol adversário, mas se B também responder corretamente, ele, grupo B, manda a bola de volta. Tente colocar emoção no jogo interferindo às vezes com perguntas mais difíceis. Ao final quem atingir o gol mais vezes, ganha o jogo. Lembre-se de mover apenas sobre todas as linhas, ou seja, para fazer um gol, saindo do centro, o grupo deve responder à 3 perguntas corretamente e fazer o outro grupo não acertar nenhuma.




Alguns professores gostam de compensar os alunos com alguma coisa tipo chocolate, brinquedos, doces etc. Eu, particularmente, não acho isso muito didático, mas pode ser feito.

----------------------------------------------

9 comentários:

João Alexandre Rodrigues disse...

Muito interessante! Aulas assim motivam bem mais os alunos.

Bruno Coriolano disse...

Obrigado, João. Caso use a mesma, peço que volta aqui para dizer como foi.

Anônimo disse...

usei nas minhas aulas e foi um sucesso, parabens, bruno. muito boa atividade....


Juliana costta

Anônimo disse...

QUE LEGAL ESSA DICA. GOSTEI.

Anônimo disse...

DEMO RÔ. SHOW DE BOLASS

Anônimo disse...

Gostei muito dessa dica. show!!!!!!!!!!!!!!




Costa Jr.

Anônimo disse...

Muita oboa mesmo. valeu pela dica.

Anônimo disse...

Bem massa mesmo. meus alunos amamram.


Renata.

Anônimo disse...

ESTIVE PROCURANDO POR UM SITE COMO ESSE... MEUS ALUNOS ADORARAM AS ATIVIDADES. TODAS ELAS. TODAS MESMO. MUITO ÓTIMO... PARABENS MESMO. ME AJUDOU MUIIIIIIIIIIIIIIIIITO.



PRISCILA...