Poucas palavras:

Blog criado por Bruno Coriolano de Almeida Costa, professor de Língua Inglesa desde 2002. Esse espaço surgiu em 2007 com o objetivo de unir alguns estudiosos e professores desse idioma. Abordamos, de forma rápida e simples, vários aspectos da Língua Inglesa e suas culturas. Agradeço a sua visita.

"Se tivesse perguntado ao cliente o que ele queria, ele teria dito: 'Um cavalo mais rápido!"

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

[CULTURA] ERA UMA NOITE ESCURA E TEMPESTUOSA: CONCURSO DAS PIORES FRASES DE ABERTURA DE LIVROS.


Conheça vencedores de 2011 do concurso que premia as piores frases de abertura de livros


O Barão Edward Bulwer-Lytton, além de ter sido Secretário de Estado Britânico para as colônias do Império entre 1858 e 1859, também é famoso por suas frases de efeito. Um literato de grande sucesso em sua época, foi ele quem cunhou frases que tornaram-se expressões populares como "o poderoso Dólar", "a caneta é mais forte que a espada" e foi o responsável pela frase que é amplamente considerada como a mais piegas linha de abertura de toda a história da literatura: "era uma noite escura e tempestuosa" ("It was a dark and stormy night" no original em inglês), repetida à exaustão na cultura popular inglesa e americana como forma de demonstrar a produção de ficção ruim, como aparece nas clássicas tirinhas da série Peanuts, do grande Charles Schultz.

Em homenagem a esse grande frasista e a toda a mística envolvendo a linha de abertura do romancePaul Clifford (1830), a Universidade de San José realiza anualmente o Concurso Bulwer-Lytton de ficção, uma competição 100% aberta que premia as piores e mais vergonhosas linhas de abertura de romances. Assim, os competidores criam um parágrafo de abertura para uma obra fictícia e produzem momentos brilhantes de extravagância e exagero literário que são, de fato, dignos de alguma forma de prêmio.

A competição elege um campeão geral e ainda premia textos divididos por "gênero". E neste ano, as vencedoras são uma melhor do que a outra. Separamos as mais divertidas e os melhores exemplos de prosa floriada, verborrágica e muitas vezes sem sentido que ousaram entrar na competição. Então veja abaixo os cinco maiores destaques deste ano e ouça em sua cabeça o barulho dos grandes autores se revirando, indignados, em seus caixões.

Campeão 2011 -  Sue Fondrie, professora da Universidade do Winsconsin
"A mente de Cheryl fez girar as pás de uma turbina movida pelo vento, fatiando seus pensamentos de corvo em pedaços ensanguentados que caiam em uma crescente pilha de memórias esquecidas"

Vencedor: Crime - Mark Wisnewski, de Flanders (Nova Jersey)
"Cautelosamente aproximando-se da cena do assassinato de Jeannie e Quentin Rose, e precisando determinar se esse era mais um dos trabalhos manuais do Estrangulador Perfumado - que tinha uma afinidade doentia com sua assinatura, uma colônia de framboesa - ou se era o trabalho de um imitador, o exausto e insone detetive Sonny Kirkland estava certo de uma coisa: ele teria de parar e cheirar as rosas."


Vencedor: Ficção Histórica - John Doble, de Nova York
"O barco de Napoleão sacodiu e virou enquanto o emperador, escutando enquanto seus generais tagarelavam como sempre faziam, mergulhou nas tépidas águas de sua banheira."

Vencedor: Autor mais prolixo - Mike Pedersen, North Berwick, Maine
"Enquanto seu pequeno barco corria com uma brisa viva sob um céu safira manchado com nuvens cerúleas de bases índigo e através de mares cobálticos que aprofundávam-se para o azul-marinho nas proximidades do barco até desvanecerem no celeste na linha do horizonte, Ian se perguntava por que é que sentia-se azul de tristeza."

Vencedor: Faroeste - Graham Thomas, de St. Albans, Inglaterra
"Os olhos azuis como laser do vaqueiro solitário observaram o vagarosamente crescente laço do amanhacer de Laredo enquanto ele serpenteava, em seu caminho, pela Passagem do Homem Morto até o vale adiante, onde tentava o ainda dormente sino do campanário da igreja na pequena cidade em uma emboscada voadora com o tão familiar brilho do último rubor de donzela de uma virgem de Dodge City" 


Nenhum comentário: