Poucas palavras:

Blog criado por Bruno Coriolano de Almeida Costa, professor de Língua Inglesa desde 2002. Esse espaço surgiu em 2007 com o objetivo de unir alguns estudiosos e professores desse idioma. Abordamos, de forma rápida e simples, vários aspectos da Língua Inglesa e suas culturas. Agradeço a sua visita.

"Se tivesse perguntado ao cliente o que ele queria, ele teria dito: 'Um cavalo mais rápido!"

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Entrevista com o professor Gerson Oliveira.

PROFISSÃO PROFESSOR: HISTÓRIAS DOS PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA.

O nosso blog tem o prazer de abrir espaço para colegas de profissão. Nessa série de entrevistas, procuramos conhecer mais sobre o trabalho realizado pelos professores desse idioma, assim como “trocar figurinhas” para melhorarmos nossas práticas enquanto educadores.

Nosso entrevistado de hoje é o professor Gerson Oliveira, um profissional que é apaixonado pelo que faz. Aqui ele faz um resumo de sua vida profissional, traçando sua trajetória no interior de uma cidadezinha do Brasil até descobrir a paixão pelo idioma que ensina.

Muito obrigado pela atenção de todos, esperamos que curtam a entrevista. Se você é professor de língua inglesa ou Espanhola e deseja participar da entrevista, entre em contato pelo nosso e-mail, brunocoriolano@zipmail.com.br

Poderia fazer um breve resumo de sua vida acadêmica?

Comecei meus estudos aos sete anos, no ano de 1996 ainda quando morava no sitio, para ser mais especifico no sitio Baixa Fechada I localizado no Vale do Apodi, numa escola de ensino infantil que há na comunidade em que vivia cujo nome é “Escola Isolada Baixa Fechada”. Como quase uma parte dos apodienses sou filho de agricultores. Aos 11 anos de idade, no ano de 2000 comecei a estudar o ensino fundamental em um colégio da zona urbana de Apodi que se chama “Escola Municipal Professora Lourdes Mota”, ainda morando no sitio, aos 15 anos, no ano de 2004 tive que mudar de colégio para cursar o Ensino Médio, fui então junto com mais dois colegas estudar em um dos colégios mais tradicionais de Apodi, a “Escola Estadual Professor Antônio Dantas”.

A grande mudança veio mesmo aos 18 anos em 2007 quando eu passei no vestibular e logo no primeiro semestre fui cursar Letras Língua Inglesa e suas respectivas literaturas na UERN no Campus central, pois tive que mudar para a casa de meus avós em Apodi e fazer diariamente de ônibus ida e volta Apodi-Mossoró-Apodi todas as noites, com exceção dos sábados e domingos, pois nesses dias ia para a casa de meus pais no sitio matar a saudade e descansar um pouco. Durante todo o meu curso sempre procurei me dedicar ao máximo. Nunca dei muita importância às notas. Para mim o que importava era o aprendizado. Consegui terminar meu curso no ano de 2010 aos 22 anos sem ficar devendo nenhuma matéria. Mesmo com pouca noção de inglês que eu tinha antes de começar o mesmo. Consegui evoluir muito durante o curso, embora não tenha conseguido fluência.

Por que escolheu inglês?

Quando estava no Ensino Fundamental não gostava muito de inglês. Durante o Ensino Médio tive uma professora de inglês que era muito legal, que se chamava: Francilene Lopes, ela mostrou para mim que aprender inglês não precisava ser uma coisa chata e enfadonha, poderia ser divertido. Eu passei a gostar de inglês a partir desse momento a ponto de começar a sonhar em fazer um curso de inglês, mal podia imaginar que um dia poderia ser professor desse idioma.

Quando e como decidiu ser professor?

No inicio da minha graduação, eu cursava apenas com o objetivo de ter um curso superior no final de um período de quatro anos, logo depois de três semestres incentivado por um de meus colegas, no ano de 2009 fiz uma seleção para professor estagiário na rede estadual de ensino (bolsista) e para a minha surpresa eu passei em 2º lugar, e dai em diante assumi uma carga horaria em duas escolas distintas uma de Ensino Fundamental e outra de Ensino Médio. Respectivamente as escolas “Escola Estadual Ferreira Pinto” e “Escola Estadual Professora Maria Zenilda Gama Torres”.

Os primeiros dias de aula foram difíceis, eu nunca tinha ministrado aulas antes e os alunos não gostavam de inglês. Ai então eu fui mostrando para eles que aprender outro idioma era possível, que as aulas de inglês podiam ser divertidas, dai em diante eu comecei a me sentir tão bem, tão seguro nas minhas aulas, que acabei conseguindo com que meus alunos não me vissem apenas como professor, mas como um amigo também. Foi ai que eu senti que tinha feito a escolha certa da minha profissão, da qual eu me orgulho muito, apesar de muitas vezes ser tão desvalorizada e descriminada. Eu só fiquei triste quando o contrato acabou no inicio de 2010. Fiquei alguns meses sem trabalho, só me dedicando ao meu curso e em Novembro de 2010 recebi uma proposta de trabalho de uma ONG aqui de Apodi Chamada “PDA Santa Cruz” que desenvolve entre outros trabalhos atividades de incentivo a leitura e proteção à criança. Eu sou uma espécie de “monitor” lá. Em abril de 2011 recebi uma proposta de um renomado cursinho pré-vestibular de Apodi, o “Cursinho Pré-Vestibular CNSC” para ser o professor de Língua Inglesa, fiquei muito feliz e confesso não esperava tanto, mesmo uma carga horaria de 2 aulas semanais. Atualmente minha vida profissional está dividida entre o trabalho na ONG e ser professor do CNSC. Gosto do meu trabalho na ONG, pois trabalho com crianças e gosto muito. Mas ser Professor Continua sendo minha Paixão, nenhuma outra profissão me proporciona a satisfação que esta me proporciona: ver alguém evoluindo através do aprendizado, assim como eu.

Como você avalia sua formação universitária?

Eu avalio de forma positiva, pois aprendi muito não só os conteúdos das disciplinas ofertadas no curso, mas também valores que fazem parte da minha personalidade e filosofia de vida, embora eu ache que ainda há muito a ser aprendido visto que na nossa profissão a nossa formação é continua, quanto mais sabemos, menos achamos que sabemos. Em suma somos eternos aprendizes.

Quais os planos para o futuro em relação à vida profissional?

Meus planos para o futuro são continuar aperfeiçoando minha formação através de especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado e etc... Continuar fazendo meu trabalho sempre me esforçando ao máximo e um dia quem sabe ter a chance de lecionar na academia... E poder fazer um intercâmbio assim que surgir uma oportunidade.

Arrepende-se de ter escolhido essa profissão?

Não. Acho que estou no caminho certo.

Como é sua vida em sala de aula?

É como a de qualquer professor, cheia de desafios, de alegrias, superação, tristezas, momentos tensos e difíceis, momentos únicos e belos tenho passado por tudo isso durante minha breve atuação.

Quais os maiores desafios para alguém que deseja ser professor de inglês na região onde você mora?

Primeiramente, a falta de interesse por parte da maioria dos alunos que dizem que não é capaz de aprender outra língua. Em segundo lugar a escassez de oportunidades para o exercício da profissão, e por ultimo e não menos importante, a falta de infraestrutura para que o professor possa realizar suas atividades de forma plena.

Quem infraestrutura você se refere?


Eu me refiro ao fato de nem todas as escolas disporem de materiais mínimos necessários para oferecer um apoio, ao professor na hora da aula. Por exemplo, certa vez, planejei uma aula de listening e só depois tive conhecimento que o único aparelho de som cuja escola disponha na época estava “queimado”. Para minha sorte, eu sempre tinha a mania de passar o áudio das lições para o meu celular para ouvi-los em casa antes de ir ao colégio. Entre os acessórios de meu celular, havia um muito peculiar, uma “mini caixa de som” que nesse dia veio bem a calhar, pois utilizei os dois para poder realizar a aula que havia planejado. Porém a direção da escola tomou minha atitude como um protesto e rapidamente providenciou o concerto do som, principalmente por todos os alunos estavam comentando muito, alguns positivamente, outros negativamente.

Em relação ao Ensino de Inglês para fins específicos (inglês instrumental), como vestibulares e testes, você sente dificuldade em encontrar material na área?

Não. Por que hoje temos vários meios de conseguir materiais desde os mais tradicionais como livros e apostilas, mas também há muitos sites na internet que oferecem ótimas opções de materiais, porem cabe a nós professores seleciona-los de acordo com os objetivos as da aula. Por exemplo, você pode pegar um texto de um jornal, uma noticia que tenha tido grande repercussão e trabalha-la durante a aula explorando o seu entendimento e também tópicos gramaticais. Podemos também encontrar várias sugestões e dicas muito importantes além de podermos ter a oportunidade de trocar experiências com outros profissionais.  

Qual a importância de aprender uma língua estrangeira hoje em dia?

Primeiramente, o fato de aprender outro idioma ampliando suas possibilidades de comunicação, sem falar que você também amplia seus horizontes sua capacidade critica e de raciocino. E finalmente você pode ser mais valorizado profissionalmente visto que o mercado de trabalho exige profissionais cada vez mais capacitados.

Você desenvolve algum tipo de trabalho envolvendo a participação de professores de outras disciplinas?

Ainda não. Mas pretendo desenvolver algum trabalho que conte com a participação de outros profissionais das diferentes áreas do ensino. Sempre recorro a meus colegas quando, por exemplo, necessito falar de algum acontecimento histórico, procuro um professor de história para me tirar algumas dúvidas sobre o período e outros fatos relevantes, da mesma forma eles me procuram também quando se deparam com algum termo em inglês, ou coisas do tipo. Queria que essa integração fosse maior, tenho esperança de algum dia desenvolver um projeto tendo como base essas situações.

Conte alguma situação inusitada vivida em sala de aula.

No primeiro dia de aula no Ensino Médio, eu cheguei à sala para ministrar as aulas de inglês e todo mundo pensou que eu fosse um aluno também, por que na época eu tinha apenas 20 anos de idade e algumas espinhas remanescentes da adolescência. Eu entrei na sala, cumprimentei a todos e quando eu me apresentei eles começaram a rir e dizer “deixe de brincadeira! Agente sabe que a escola ainda não conseguiu um professor de inglês, sente ai que as duas primeiras hoje são vagas”... Eu então respondi “se não tiverem acreditando podem perguntar a diretora ela poderá confirmar para vocês” nisso quatro alunas levantaram e foram perguntar ai então a diretora voltou com eles e me apresentou para toda a turma, falou um pouco de mim e eles ficaram admirados por alguém, praticamente da mesma idade deles, está afrente de uma sala de aula. Ai depois foi um momento muito bom.

Muito obrigado pela participação. Qual mensagem você deixaria para as pessoas que estudam ou ensinam a língua inglesa?

“Não desistam nem desanimem frente aos obstáculos, pois eles sempre estarão em seu caminho independentemente de sua vontade, mas você pode escolher: não enfrenta-los e se arrepender depois de não ter tentado ou enfrenta-los e supera-los, mesmo que você não consiga na primeira tentativa, mas você terá certeza que deu o melhor de si e que vai tentar de novo.”

“Por maiores que sejam os obstáculos em nossa vida eles sempre podem ser superados se perseverarmos e dermos o melhor de nós”.  


-------

Se gostou dessa entrevista, você pode gostar também da entrevista com o estudante de Letras, Robson Antunes

Nenhum comentário: