Poucas palavras:

Blog criado por Bruno Coriolano de Almeida Costa, professor de Língua Inglesa desde 2002. Esse espaço surgiu em 2007 com o objetivo de unir alguns estudiosos e professores desse idioma. Abordamos, de forma rápida e simples, vários aspectos da Língua Inglesa e suas culturas. Agradeço a sua visita.

"Se tivesse perguntado ao cliente o que ele queria, ele teria dito: 'Um cavalo mais rápido!"

domingo, 23 de outubro de 2011

Qual a origem da expressão "FAIR PLAY"?

A primeira vez que se ouviu o termo Fair Play foi em 1595, numa peça de Willian Shakespeare, e o termo foi proferido como sinônimo de senso ou espírito de justiça social, equidade e imparcialidade (SANTOS, 1998). Nesta ocasião, de acordo com Carvalho e Custódio (2007), o termo fair play não teve vínculo algum com o fenômeno esportivo.

Contudo, já se tinha à percepção de seus sentidos desde antes da Era Cristã, nos Jogos Olímpicos da Grécia Antiga. De acordo com Carvalho e Custódio (2007) para o homem grego, o valor da dignidade de uma competição não estava nos resultados e sim no espírito guerreiro e competitivo para o alcance de um objetivo que envolve superação e esforço.

Segundo Rufino et al (2005, p.57), nos Jogos Olímpicos da Grécia Antiga:

Esperava-se dos atletas um comportamento digno, revelador de espírito esportivo, entre outros aspectos, reconhecendo a superioridade de um adversário perante a derrota. Durante a Idade Média, os Torneios de Cavaleiros eram regidos por um código baseado na lealdade e na honestidade dos participantes. Mais perto no tempo, no século XIX, a Inglaterra defendia uma prática esportiva de raiz aristocrática, mas assente no cavalheirismo e fair play, isto é, nas regras escritas e não escritas.


Vejam esse vídeo: O maior exemplo de Fair Play da História.

Vertonghen, do Ajax, foi tentar devolver a bola para o time do Cambuur, mas acabou fazendo um golaço. Os jogadores do Cambuur ficaram revoltados e alguns do Ajax comemoraram. No fim, os jogadores do Ajax decidiram ficar parados e deixar o Cambuur fazer o gol.

E mais precisamente, em 1896, o francês, barão Pierre de Coubertin, idealizador dos Jogos Olímpicos modernos, preocupou-se sempre em associar ao ideal olímpico, a honra e a lealdade, o respeito pelos outros e por si próprio, como princípios básicos do fair play.

De acordo com Carvalho e Custódio (2007) Coubertin incorporou ao seu ideário olímpico a noção do comportamento cavalheiresco no esporte, sendo influenciado pelo sistema educacional e esportivo inglês e buscando nessa referência para discutir o conceito de fair play que presume uma formação ética e moral daquele que pratica e se relaciona com os demais atletas na competição, e que este atleta não fará uso de outros meios que não a própria capacidade para superar os seus adversários.

Rufino, Batista e Mataruna (2005) corroboram ao declarar que foi na sociedade aristocrática europeia que surgiu o conceito de fair play, muito difundido pelo Barão Pierre de Coubertin idealizador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna. O conceito de jogar limpo sempre existiu nas mais antigas das sociedades, o termo fair play surgiu como uma transferência do modelo de comportamento inglês do séc. XVIII e XIX, o comportamento "cavalheiro" (gentleman). O fair play defendido por Coubertin representa a honra e a lealdade, o respeito pelos outros e por si próprio. Estes valores refletem o pensamento da aristocracia inglesa do século XIX a respeito das práticas esportivas.


PARA SABER MAIS SOBRE FAIR PLAY
http://tinyurl.com/3fszqqr

Nenhum comentário: