Poucas palavras:

Blog criado por Bruno Coriolano de Almeida Costa, professor de Língua Inglesa desde 2002. Esse espaço surgiu em 2007 com o objetivo de unir alguns estudiosos e professores desse idioma. Abordamos, de forma rápida e simples, vários aspectos da Língua Inglesa e suas culturas. Agradeço a sua visita.

"Se tivesse perguntado ao cliente o que ele queria, ele teria dito: 'Um cavalo mais rápido!"

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

ENTREVISTA: ROBSON ANTUNES.


Dando continuidade as nossas entrevistas, temos o prazer de anunciar que a entrevista dessa semana é com um estudante de idiomas. Robson Antunes fala da vida acadêmica, das dificuldades de se estudar o idioma e faz uma avaliação da situação do inglês no país.

Como você avalia o ensino de inglês no Brasil?

Campus Avançado de Pau dos Ferros - CAMEAM.
O ensino de inglês no Brasil é bom para as pessoas que podem desembolsar e financiar o estudo do idioma em uma instituição privada, pois a maioria das escolas de nível básico, fundamental e médio da rede publica, não oferece e nem exige do estudante, devido a isso todos os campos básicos do idioma (interpretação de texto, pronuncia, vocabulário, gramática) de um aluno é fraco.



Por que você começou a estudar inglês?



Eu comecei estudar inglês por questões pessoais, admiração, e fico realizado quando leio algo em inglês que eu consigo ter a percepção lógica do tal assunto.



Você acredita que apenas com o diploma universitário o aluno de Letras está preparado para lecionar o idioma?



Sim, pois o graduando do curso de letras tem todo preparo para por em prática seus conhecimentos adquiridos na vida acadêmica, porem para ter mais credibilidade na profissão, os professores devem ir além do preparo acadêmico, tem que buscar novas fontes de estudos e conhecimentos da linguagem do idioma para enriquecer a profissão em que atua.



Como você avalia a qualidade dos profissionais desse idioma?

Essa é relativa, pois depende da qualificação, e responsabilidade de cada professor. Hoje tenho o professor Janílson José dos Santos da (UERN – CAMEAM) que me surpreende a cada aula com sua dedicação e atenção particular com os alunos que não estão no nível da sala.

Há quanto tempo você estuda esse idioma e qual o seu objetivo ao estudar o mesmo?

Eu estudo esse idioma há pouco tempo. Minha primeira aula de inglês foi em 2008 quando estava em cursinho preparatório para o vestibular e em 2009 fiz um curso básico do idioma com duração de seis meses. Ainda tenho muitas dificuldades, mas tento superá-las. O meu objetivo relacionado ao idioma é a realização de um sonho pessoal ser fluente em inglês, ser bilíngue e através da linguagem e do idioma sou convicto que várias oportunidades me aparecerão.

Como faz para estudar esse idioma?

Meu maior desafio e tentar achar tempo, pois o trabalho toma maior parte do tempo que preciso, mas eu procuro estudar através das aulas da faculdade, internet, vendo algumas dicas de sites, inclusive o seu; vejo filmes, ouço músicas, sempre busco explorar e aumentar meu vocabulário, a noção de interpretação, a fonética...

Na região onde mora é fácil estudar inglês?

Não, pois onde moro não há um ensino de qualidade do idioma e também não há curso de línguas para oferecer as que se interessam.

Você acredita que o ensino de espanhol nas escolas públicas do nosso país vai prejudicar o ensino de inglês?                                          

Sim, porque o espanhol é um idioma que se assimila ao português, assim sendo mais atraente para os alunos por ter uma percepção mais lógica devido ao mesmo.

Já passou por alguma situação embaraçosa por causa de problemas na comunicação em relação à língua inglesa?

Sim, não que seja um problema, mas a situação atual em minha sala eu me vejo inferior a alguns colegas, fico inibido inseguro quando tento por em prática os meus conhecimentos sobre o inglês.

Você acha que o mandarim vai “tomar” a posição do inglês como língua franca?

Não, o inglês é uma língua cobiçada por muitas nações. Ela sendo a linguagem “franca mundial” e o EUA sendo a primeira potência mundial. Acredito que ela ainda vai ser a preferida e cobiçada por muitos estudantes de idiomas.


Se você gostou dessa entrevista, vai gostar dessa também. Iramaia Loiola

Nenhum comentário: