Poucas palavras:

Blog criado por Bruno Coriolano de Almeida Costa, professor de Língua Inglesa desde 2002. Esse espaço surgiu em 2007 com o objetivo de unir alguns estudiosos e professores desse idioma. Abordamos, de forma rápida e simples, vários aspectos da Língua Inglesa e suas culturas. Agradeço a sua visita.

"Se tivesse perguntado ao cliente o que ele queria, ele teria dito: 'Um cavalo mais rápido!"

quinta-feira, 14 de julho de 2011

MÉTODOS DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: Abordagens Comunicativas




Esses dois vídeos foram feitos no SENAC Mossoró, Rio Grande Do Norte. Ambos são exemplos do uso da abordagem comunicativa. Os alunos participam de atividades dentro da sala de aula (primeiro vídeo) e no SESC (segundo vídeo). Essas atividades dão oportunidades aos alunos de praticarem a Língua Inglesa livremente.



Abordagem Comunicativa

A meta desta abordagem é tornar os alunos comunicativamente competentes. Assim, a aprendizagem lingüística é vista como um processo de comunicação no qual o simples conhecimento das formas da língua alvo, seu significado e funções, são insuficientes. É preciso ser capaz de usar a língua apropriadamente dentro de um contexto social. Isso envolve o domínio não só de competência gramatical ou lingüística, mas também de habilidades sociolingüísticas, discursivas e estratégicas. Com o intuito de desenvolver essas habilidades, a mais marcante característica desse método é a prática de realizar atividades que envolvam comunicação real. Tal comunicação ocorre quando os sujeitos são livres para trocarem conhecimentos. Exploram-se muitas atividades de conversação em pequenos grupos, dessa forma, maximiza-se o tempo de uso da língua pelos alunos. 

3 comentários:

I.C.P TALENTO disse...

Muito bacana! Muito me ajudou, estudando para concurso, obrigado!

I.C.P TALENTO disse...

Muito bacana! Muito me ajudou, estudando para concurso, obrigado!

Tefl Madrid disse...

Gracias por compartir estos cursos, es lo que estaba buscando para mejorar el inglés, muy útil