Poucas palavras:

Blog criado por Bruno Coriolano de Almeida Costa, professor de Língua Inglesa desde 2002. Esse espaço surgiu em 2007 com o objetivo de unir alguns estudiosos e professores desse idioma. Abordamos, de forma rápida e simples, vários aspectos da Língua Inglesa e suas culturas. Agradeço a sua visita.

"Se tivesse perguntado ao cliente o que ele queria, ele teria dito: 'Um cavalo mais rápido!"

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Aulas de Língua Inglesa para o Ensino Médio.


[Foto no IFRN 2009. Turma de Ensino Médio. Alunos geniais]

Aulas de Língua Inglesa para o Ensino Médio.
Passarei a postar sugestões de aulas para o Ensino Médio. Todos nós sabemos que nesse setor, o ensino de inglês não é lá essas maravilhas. Claro que isso se dá devido a vários fatores: turmas superlotadas, escolas precárias, poucas aulas semanais.

Não vamos, e nem queremos, salvar o mundo fazendo uso dessas ideias, mas podemos indicar uma série de jogos e atividades que poderão ajudar o professor a fazer uma aula bem mais dinâmica, mas fazendo pouco uso da habilidade oral.

Como primeira sugestão, diria que todas as aulas deveriam começar com um warmer ou warm-up. Mas o que é isso? Obviamente, um professor experiente não vai precisar de ajuda para compreender esse termo, mas o iniciante pode precisar de um pouco de teoria.

Esse termo refere-se a uma pequena atividade ou dinâmica utilizada para iniciar a aula. Muitas vezes o professor aproveita aqui para revisar vocabulário ou até mesmo para introduzir novas palavras.

Um bom warmer poderia ser uma frase em inglês onde os alunos, em grupo ou individualmente, deveriam explicar o que entenderam.

Seguem alguns exemplos:

The only place where success comes before work is in the dictionary.

(Donald Kendall, American businessperson, 1921 -)


Atividade: peça aos alunos que leiam a frase em pares e que comentem a opinião do empresário americano. Depois, em conjunto, a turma compartilha suas ideias, justificando suas opiniões. Questões que podem ser formuladas: qual a sua visão pessoal em relação a trabalho e sucesso? E sobre sucesso e fama? Você se lembra de alguma experiência pessoal que confirme ou contrarie a opinião de Donald Kendall?

Contexto: o professor poderia usar essa frase antes de um texto que esteja relacionado a esporte ou mercado de trabalho ou até mesmo sobre o autor da frase.

Gramatica: qualquer assunto gramatical pode ser trabalhado com essa frase: terceira pessoa do singular (comes), preposição ou apenas aquisição de vocabulário.



Nenhum comentário: