Poucas palavras:

Blog criado por Bruno Coriolano de Almeida Costa, professor de Língua Inglesa desde 2002. Esse espaço surgiu em 2007 com o objetivo de unir alguns estudiosos e professores desse idioma. Abordamos, de forma rápida e simples, vários aspectos da Língua Inglesa e suas culturas. Agradeço a sua visita.

"Se tivesse perguntado ao cliente o que ele queria, ele teria dito: 'Um cavalo mais rápido!"

domingo, 27 de março de 2016

DICAS PARA PRENDER OUTRAS LÍNGUAS





Se você é daqueles que passa muitas horas na internet procurando por fórmulas mágicas para aprender inglês, então você veio ao local certo. Eu GARANTO que aqui você vai ler dicas que irão definitivamente lhe ajudar a aprender a falar inglês.

O primeiro passo é APRENDER A TER PACIÊNCIA. Todos nós aprendemos de forma diferente. Cada ser tem um estilo de aprendizado e, portanto, não adianta ficar querendo fazer igual ao seu vizinho. Vocês provavelmente tiveram experiências diferentes e aprenderão de forma diferente também.

Como no Brasil as escolas de idiomas viraram comércio, eu sugiro que você procure várias alternativas para aprender a falar inglês.  

Vou sugerir várias, mas uma por mês, ok?




ASSISTIR A SÉRIES DE TV

Isso mesmo. Se você tiver uma rotina para assistir a uma série de TV, você irá aprender rapidamente como a falar, isso ao mesmo tempo que se diverte.

A série que mais recomendo para quem está querendo aprender o mais rápido possível é LOST. Esta série tem a vantagem de repetir a mesma cena várias vezes, de pontos de vistas diferentes. Ou seja, em LOST você consegue ouvir as mesmas falas dos personagens várias vezes. A repetição vai fazer com que você se sinta familiarizado com a forma como os sons são produzidos.



BARBA, CABELO E BIGODE

Em LOST, você vai encontrar várias referências sobre obras literárias. Se é amante da leitura, sugiro que procure os livros mencionados e os leia (pelo menos um em inglês). Existem vários livros adaptados para diversos níveis. Você pode escolher uns mais básicos e ir avançando com o tempo.









VEJA AQUI A LISTA DE TODAS AS OBRAS LITERÁRIAS MENCIONADAS EM LOST:


LOST ainda traz também várias músicas legais ao longo de suas temporadas. Além de ajudar a ampliar o seu vocabulário em inglês, as canções irão ajudá-lo a lembrar das cenas, dos personagens etc.


VEJA AQUI A LISTA DE TODAS AS CANÇÕES EM LOST:


LOST tem outra vantagem para quem quer aprender inglês: Os personagens mudam muito de atitudes ao longo das suas temporadas. Você vai perceber que até a forma como eles falam é alterada, o que é bom, pois personagem X, que falava muito rápido na temporada Y, vai começando a pensar mais e falar menos, o que pode fazer com que você se acostume com o ritmo deles. Sempre há reviravoltas na série.


IMPORTANTE

Qualquer série, livro, canção será inútil se você não seguir as dicas abaixo:


1 – Crie uma rotina para poder assistir aos episódios da série. Se você não tiver uma rotina diária, você poderá desperdiçar uma excelente fonte de aprendizagem. É preferível assistir setes episódios por semana – um episódio por dia – do que sete episódios no mesmo dia, apenas uma vez por semana.

2 – Evite querer “correr” para terminar logo a série. Não é uma corrida de 100 metros rasos. Você precisa entender que não importa se você vai terminar a série toda em um ano ou em seis meses. O importante é o aprendizado. Se for preciso, veja o mesmo episódio mais de uma vez antes de ir para o outro.

3 – A legenda não precisa necessariamente estar em inglês. Isso mesmo, no começo, se você ainda estiver com dificuldades, pode colocar a legenda em português e gradualmente, você vai alterando para inglês. Quando você menos esperar, vai estar assistindo tudo sem legenda. Mas o ideal seria colocar tudo em inglês (legenda e áudio).

4 – Evite fazer várias coisas ao mesmo tempo. Veja a série quando estiver vendo a série. O excesso de coisas para fazer pode atrapalhar sua concentração. Eu aconselharia a desativação das chamadas de e-mail e celular (WhatsApp e afins) enquanto você estiver vendo a série. São apenas 45 minutos (em média) por dia. É possível focar durante esse período. Afinal, se você não conseguir focar por 45 minutos em um dia de 24 horas, pode haver algo de errado contigo. Procura ajuda, pois você pode ter problemas de concentração.

5 – Tenha um caderninho onde você possa anotar frases (completas) durante sua experiência. Faço isso quando estou assistindo a um filme (em inglês, francês e/ou espanhol) e acreditem, funciona. Não podemos confiar 100% na nossa capacidade de lembrar de tudo. Ao anotar, além de poder praticar a escrita, você vai poder reler as orações no momento que desejar, quantas vezes quiser e até alterá-las (colocar no passado, negativa, interrogativa...).

6 – Prefira assistir em um computador para que você possa ir pausando e voltando as cenas.


Eu poderia “encher essa página” de dicas, mas não farei isso. Vamos aos poucos. Recomendo muito LOST. Vamos fazer um desafio?
DESAFIO

Nas minhas contas, se você começar amanhã a assistir LOST, em trinta dias você terá visto, lido e ouvido 1.050 horas em inglês. Para se ter uma ideia, tem curso que oferece 60 horas por semestre. É ou não é muito tempo?

LOST tem também a vantagem de ter episódios alternativos. Você poderá procurar pela rede (tem alguns ou quase todos no YouTube) para reforçar ainda mais seus estudos e atiçar sua curiosidade.

LOST está disponível na Netflix (Atenção galera, não mereço uma assinatura gratias?). Mas se você tiver aqueles boxes com os DVDs, você poderá também ver os extras, que são muito legais.

Então nos vemos por aí! See you around!

PORTAL DA LÍNGUA INGLESA has no responsibility for the persistence or accuracy of URLs for external or third-partly internet websites referred to in this post, and does not guarantee that any context on such websites are, or will remain, accurate or appropriate.
In some instances, I have been unable to trace the owners of the pictures used here; therefore, I would appreciate any information that would enable me to do so. Thank you very much.
Is something important missing? Report an error or suggest an improvement. Please, I strive for accuracy and fairness. If you see something that doesn't look right, contact me!
Your feedback is welcome. Please direct comments and questions to me at bruno_coriolano@hotmail.com
Did you spot a typo?
Do you have any tips or examples to improve this page?
Do you disagree with something on this page?
Use one of your social-media accounts to share this page:


Minhas dicas são gratuitas, mas se você não curtir a página do
PORTAL DA LÍNGUA INGLESA no Facebook, eu apago tudo!

Clique na imagem para curtir a página do PORTAL DA LÍNGUA INGLESA



Nenhum comentário: