Poucas palavras:

Blog criado por Bruno Coriolano de Almeida Costa, professor de Língua Inglesa desde 2002. Esse espaço surgiu em 2007 com o objetivo de unir alguns estudiosos e professores desse idioma. Abordamos, de forma rápida e simples, vários aspectos da Língua Inglesa e suas culturas. Agradeço a sua visita.

"Se tivesse perguntado ao cliente o que ele queria, ele teria dito: 'Um cavalo mais rápido!"

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Inglês nas placas: O inglês que nós nunca fala #4

(Placa do banheiro no Forte dos Reis Magos - Natal 2007 - Foto: @BRUNOCORIOLANO)
Essa foto eu mesmo tirei quando estava em Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte, aquele mesmo estado do Brasil que quase parou com tantas greves no primeiro semestre desse ano de 2011.

Essa placa estava (não sei se ainda está) no caminho para o banheiro do Forte dos Reis Magos. Nessa placa, podemos ver os dizeres em português, inglês e espanhol: BANHEIRO MASCULINO; WON’S BATHROOM; BANO MASCULINO.

Em português o letreiro não apresenta problemas, mas em inglês e em espanhol sim. Não sei o que aconteceu com a pessoa que era responsável por escrever a sinalização do banheiro para os gringos.


COMENTÁRIOS:

Em espanhol o correto seria “baño masculino”.

Em inglês existem várias formas de dizer banheiro: BATHROOM (termo genérico, usado para todos, masculino/feminino); RESTROOM; WASHROOM; e TOILETS (banheiro público; principalmente no inglês britânico). Nesse caso, poderíamos usar men’s room sem nenhum problema. E banheiro feminino pode ser LADIE’S ROOM ou LADIES ROOM; POWDER ROOM.


CURIOSIDADES:


No avião, usam-se os termos LAVATORY e TOILET, que no inglês dos E.U.A. quer dizer “vaso sanitário”.

Na linguagem do dia-a-dia; inglês informal, diz-se LOO; FACILITIES. Em alguns lugares se diz JOHN para se referir a banheiro.

Aproveitando o gancho... Gostaria de mostrar os termos “papel higiênico” e “dá descarga” em inglês: TOILET PAPER e TO FLUSH.


COPA DO MUNDO NO BRASIL:


Já imaginaram a imagem que os turistas de outros países irão se criar ao se depararem com o inglês brasileiro que mais ninguém fala?

Natal é uma das cidades mais lindas do Brasil. Fica aqui a dica para quem quiser fazer uma visita à essa maravilha do nordeste brasileiro.



Um comentário:

Bruno Coriolano disse...

Agora todos podem receber as atualizações do blog Portal da Língua Inglesa diretamente no seu e-mail. É fácil e rápido.
Você entra no blog e escreve seu e-mail no local onde diz “RECEBER ATUALIZAÇÕES DO BLOG NO SEU E-MAIL?”. Pronto.
Depois de receber o e-mail é só clicar no link de confirmação. Pronto. Atualização instantânea.
www.portaldalinguainglesa.blogspot.com