Resolvi escrever uma série de mini artigos sobre os métodos de ensino de línguas, passando por seus processos históricos, suas práticas e uma breve explicação sobre o método em questão, melhor, acompanhado de um vídeo, pretendo demonstrar como o método era utilizado em sala de aula.
O objetivo desse espaço é ajudar aos estudantes de Letras de todo o Brasil nos seus estudos dos métodos.
O primeiro desses métodos é o “Silent Way”.
Sobre o Silent Way.
Nesse método a aquisição lingüística é vista como um processo no qual as pessoas, através do raciocínio, descobrem e formulam regras sobre a língua aprendida. Esta aprendizagem visa à expressão do pensamento, percepção e sentimento dos alunos. Para isso eles precisam desenvolver autoconfiança e independência. É o aluno quem constrói seu aprendizado, sendo que o professor pode incitar sua percepção, provocar seu raciocínio. O “silêncio” é uma ferramenta para esse fim. A todo momento os alunos são incitados a pensarem e o silêncio do professor os obriga a se ajudarem mutuamente. Fichas com cores, ou sinais que representem sons ou palavras são constantemente usados. O professor cria situações que focalizam a atenção dos alunos para a estrutura da língua. Com o mínimo de pistas faladas, os alunos são conduzidos a produzir a estrutura. As quatro habilidades se reforçam mutuamente.
4 comentários:
Ola Professor, gostei muito do seu blog!!! Posso te pedir uma ajuda, poderia postar mais metodos de ensino da lingua inglesa!
obrigada!
Boa tarde.
Poderia sim, mas no momento estou focando em outras atividades. A minha vida vem sendo muito corrida. Na verdade, estou preparando minhas aulas na universidade onde irei focar exatamente nos métodos, na disciplina de Metodologia em inglês I. seria algo sobre, além de outras coisas, dos métodos de ensino em inglês. Bem, na verdade seria em ensino de línguas estrangerias. Continue lendo o blog. Obrigado pela atenção.
Amei, muito bem elaborado para o entendimento de quem estuda e ensina.
Amei, uma explicação breve e objetiva sobre o assunto.
Postar um comentário