Poucas palavras:

Blog criado por Bruno Coriolano de Almeida Costa, professor de Língua Inglesa desde 2002. Esse espaço surgiu em 2007 com o objetivo de unir alguns estudiosos e professores desse idioma. Abordamos, de forma rápida e simples, vários aspectos da Língua Inglesa e suas culturas. Agradeço a sua visita.

"Se tivesse perguntado ao cliente o que ele queria, ele teria dito: 'Um cavalo mais rápido!"

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

SUGESTÃO DE ATIVIDADES PARA NÍVEIS INTERMEDIÁRIO E AVANÇADO DE INGLÊS.




Na verdade, esses vídeos não seriam atividades de longa duração, mas poderiam ser explorados pelo professor de diversas formas, desde perguntas mais especificas ou até mesmo como forma de “energizar” a turma. Pois é, existem aqueles momentos, principalmente em aulas de longa duração, em que os alunos ficam “alheios” e parecem perder o foco. Essa postagem surgiu primeiro na nossa página do Facebook (veja) para depois vim parar aqui no blog.


Se for utilizado como WARMER, o professor poderá fazer o mesmo papel do apresentador, Jimmy Kimmel, e pausar o vídeo sempre que achar necessário e pedir para que os estudantes, baseados na linguagem corporal dos entrevistados, adivinhem o que eles irão dizer. Aqui podemos trabalhar como um aquecimento para tópicos como futuro, passado simples, presente simples ou “present perfect”.


Tenho preferência pelos vídeos mais engraçados como:




Have You Ever Been Arrested? (Present perfect)






Have You Ever Smoked Pot? (Present perfect)




How Old Were You When You Lost Your Virginity? (Past Simple)





Are You Stupid? (present simple)





Claro que os vídeos não darão aula por você, professor, mas poderão te ajudar muito a tornar as mesmas mais engraçadas e fazer com que os alunos se sintam mais à vontade para falar em inglês (não seria esse um dos obstáculos que temos?). Só alerto aqui para o cuidado na hora de preparar a aula, pois não seria nada apropriado perguntar aos alunos, após ver os vídeos ou mesmo antes, coisas do tipo: How Old Were You When You Lost Your Virginity? Ou Are You Stupid?  Seria burrice e a aula teria efeito totalmente contrário. Podendo causar até o seu desligamento da escola ou perda de alunos. (Preciso dizer isso, pois acredito que alguns ainda pequem um pouco nesse quesito).


Como sabemos que temos todo tipo de aluno e existem aqueles que estão ali apenas porque foram obrigados, é sempre bom tomar cuidado no tipo de conteúdo, mesmo que todos nós saibamos que podem não ter como fins expor temas que são “tabus”, para evitar constrangimentos.


Lembrem-se que as aulas dependem muito da criatividade dos professores. Se gostou dessa postagem ou fizer uso da mesma, mesmo que com modificações e adaptações, compartilhe nos comentários.





Os vídeos foram postados nesse blog do site Youtube. Até essa data, 01 de agosto de 2013, todos estavam disponíveis no site. Não possuímos nenhum direito sobre os mesmo. Se o proprietário acreditar que os mesmos devem ser retirados do blog, faremos a remoção dos mesmos. 

2 comentários:

Unknown disse...

Gostei. Os professores deviam ser assim rsrs

Bruno Coriolano disse...

Obrigado pelas palavras? Mas assim como?
Boa tarde.