Poucas palavras:

Blog criado por Bruno Coriolano de Almeida Costa, professor de Língua Inglesa desde 2002. Esse espaço surgiu em 2007 com o objetivo de unir alguns estudiosos e professores desse idioma. Abordamos, de forma rápida e simples, vários aspectos da Língua Inglesa e suas culturas. Agradeço a sua visita.

"Se tivesse perguntado ao cliente o que ele queria, ele teria dito: 'Um cavalo mais rápido!"

domingo, 24 de abril de 2011

MÉTODOS DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA (Total Physical Response)

Total Physical Response -TPR.





            Um dos enfoques desta abordagem é a aprendizagem prazerosa da língua. Espera-se que o estudante realmente goze do prazer de aprender. Para isso usam-se muitas atividades divertidas e engraçadas e, o movimento corporal é um grande recurso para ajudar na compreensão. Muitas estruturas são aprendidas e praticadas através de comandos. Quando os alunos já repetiram uma série de comandos, eles então passam a demonstrá-los ao resto da turma. Após terem domínio de uma série deles, os alunos aprendem a lê-los e escrevê-los e, somente após certa exposição às novas estruturas, começa-se a falar e ditar outros comandos

7 comentários:

Unknown disse...

O melhor método que conheço.

Bruno Coriolano disse...

Mas você trabalha com esse método? Como você faz para avaliar usando o mesmo? Se você diz que é o melhor que conhece, como é o seu uso nos níveis mais avançados?

Unknown disse...

Eu estudo Inglês com esse método e também já fiz treinamento para trabalhar com esse método como professora. Ele se diferencia porque o foco é ensinar o aluno a (primeiro) aprender a falar em Inglês (conversação) e o listening e, só depois, parte para a escrita, leitura e gramática. Com alunos do nível avançado, por exemplo, já são utilizados livros com histórias em Inglês (na verdade o uso de livros já começa no intermediário), videos interativos, como os do canal de ensino English Central e, claro, muita conversação em Inglês. Aliás, com esse método somente as primeiras aulas são em Português. O aluno já é levado a mergulhar no idioma desde a primeira aula. Criado pelo professor e psicólogo James Asher em conjunto com o japonês Shirou Kunihira, o método TPR demonstrou que 80% dos alunos alcançam a fluência na aprendizagem de outro idioma contra. É um método que leva em consideração os movimentos cinestésicos e as inteligências múltiplas. Para mais informações, recomendo assistir alguns videos sobre o assunto nos links a seguir.

http://www.youtube.com/watch?v=VMhhCM6Oy4c

http://www.youtube.com/watch?v=WC08UnWn0Rs

Bruno Coriolano disse...

Você é professora? Gostaria de ser entrevistada pelo blog? Aí você poderia falar mais sobre o método. O que me diz?

I.C.P TALENTO disse...

Muito legal! E o chamado aprendizado pelo lúdico... Muito ajuda quebrando o gelo da " obrigação de aprender" pelo alubo

I.C.P TALENTO disse...

Muito legal! E o chamado aprendizado pelo lúdico... Muito ajuda quebrando o gelo da " obrigação de aprender" pelo alubo

Cleide Gomes disse...

Boa noite,tudo bem ?

Preciso saber mais sobre o assunto desse metodo de aula "TOTAL PHYSICAL REPONSE" preciso montar um a duas aulas que valem nota, pra entregar.Porém tenho duvidas em como realizar exercicios com esse metodo e avaliar os alunos.
Professor pode me ajudar?
Obrigada!
Cleide