Poucas palavras:

Blog criado por Bruno Coriolano de Almeida Costa, professor de Língua Inglesa desde 2002. Esse espaço surgiu em 2007 com o objetivo de unir alguns estudiosos e professores desse idioma. Abordamos, de forma rápida e simples, vários aspectos da Língua Inglesa e suas culturas. Agradeço a sua visita.

"Se tivesse perguntado ao cliente o que ele queria, ele teria dito: 'Um cavalo mais rápido!"

terça-feira, 29 de novembro de 2011

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM SALA DE AULA.





Por Bruno Coriolano de Almeida COSTA


Todos que são professores de “Inglês como Língua Estrangeira” sabem o quão difícil pode ser fazer com que os alunos se engajem em atividades que envolvem movimentos (exceção para alunos cinestésicos) e uma exposição um pouco maior envolvendo o uso da língua-alvo, nesse caso o inglês. Muitos fatores podem interferir na prática desse tipo de atividade como a timidez e o medo de cometer erros; o cansaço devido a mais um longo dia de trabalho, causando assim a indisposição na aula.

Nessa postagem, decidi colocar uma atividade feita em sala de aula com meus alunos do nível II (elementary). Aqui optei por fazer o uso de mímicas para praticar o uso do “can” e “can’t” para habilidades em inglês.

Justifico o uso desse recurso recorrendo ao pensamento de Holden e Rogers (2001, p. 99):


A mímica – ação sem palavras – pode também ser usada nas aulas de língua estrangeira, desde que os alunos gostem da brincadeira. Pode ser adequada a atividades de adivinhação: um aluno faz uma mímica de uma pessoa ou de uma ação, e os outros têm de adivinhar quem é a pessoa imitada ou o que está fazendo, usando perguntas que tenham como resposta apenas “sim” ou “não”.

No caso desse vídeo, nós fizemos uma adaptação para o uso do “can” e do “can’t” para habilidades. Os alunos tinham que estourar um balão e fazer a mímica da sentença que estava dentro de cada bexiga. A atividade durou cerca de cinco minutos e foi muito divertida e simples de se fazer.




O professor pode trabalhar as ações (habilidades) que os alunos vão ter que imitar antes da atividade ou em uma aula anterior. Como os alunos já haviam estudado anteriormente no livro didático, nós utilizamos alguns instantes da aula apenas para explicar a atividade e fazê-la.


EXEMPLOS DE SENTENÇAS:



I can play basketball.
I can dance.
I can ride a horse.
I can play chess.
I can play the piano.
I can speak Japanese.



Existe a opção também de colocar as frases na forma negativa (I can’t play basketball, I can’t dance). Depois pedir para os alunos transformarem em perguntas (Can you play basketball?; Can you dance?...).  



The most effective learning is not an isolated but a highly socialized activity where the learner is engaged in a constant process of negotiation with himself, in the sense of what he already knows, and with others, in the sense of sharing knowledge, and with the subject matter, in the sense of what it is that has to be learned. (Candlin & Edelhoff, 1982)



REFERENCIAS
HOLDEN, Susan e ROGERS, Mickey. O ensino de língua inglesa. São Paulo: SBS, 2001.



ESSA POSTAGEM FOI DEDICADA À




Carla Carolina Cerqueira Da Costa (because she can ride a horse);
Cristian Fonseca Kitayama (because he can speak Japanese, run, and draw);
Eldisberg Cesar De Freitas (because he can speak Spanish);
Geison Sanderson Moraes De Lira (because he can play chess and the piano);
Kallio Luiz Duarte Gameleira (because he can swim);
Maria Margarida Carlos (because she can dance);
Raissa De Carvalho Gurgel (because she can play the guitar).




Nossa proposta é levar conhecimento a todos os interessados em aprender e aperfeiçoar suas habilidades referentes à Língua Inglesa. Podem contar com o PORTAL DA LÍNGUA INGLESA.





Se você gostou dessa postagem, poderá gostar das opções que aparecem aqui logo abaixo. Deixem suas sugestões ou críticas. Ajudem-nos a fazer um blog melhor. Em breve, teremos mais novidades para nossos leitores. Aguardem. 

15 comentários:

Victor disse...

Excelente iniciativa. Eu como amante da língua inglesa aprovo essas iniciativas. Parabéns. Seu blog já está nos meus favoritos. Vou colocar um banner do seu em meu blog. Aguardo sua visita.

http://dinheirodemetal.blogspot.com

Casa do Baralho disse...

Bela iniciativa. Aprovada!
Continue assim...

Casa do Baralho
http://casa-do-baralho.blogspot.com/

Anônimo disse...

que belle!

Unknown disse...

Nossa.. que legal a ideia!!
Com certeza uma forma bem mais didática e divertida de ensinar...

Parabéns!!

;D

Unknown disse...

Congratulations, I loved the activity!

Unknown disse...

Juro que não conhecia seu outro blog e não foi tentativa de plágio heheheehe abraço.

FalandoDeNovelas disse...

muito bom. Com alegria e descontração o ensino é bem melhor

www.falandodenovelas.com

Unknown disse...

Gostei bastante! Super útil... Quando tiver mais tempo, voltarei por aqui. Abraços.

Diogopensamentos.blogspot.com

Anônimo disse...

Pessoas são amante outras só estudo porque tem por obrigação como eu. Mas, já me toquei no meu futuro profissional vou precisar, pretendo entrar no curso pra me aperfeiçoar melhor. beijos, parabéns!

Kleberson Marcondes disse...

rs

Filipe Dias disse...

Bacana e criativo.

è um tipo de inicioativa que teria que ocorrer em todos os campos da educação.
As aulas estão fican chatas e muito convncionais

Andy A. disse...

Uma maneira muito mais fácil de aprender .
http://andyantunes.blogspot.com/

Anônimo disse...

Muito interessante!

http://thebookofmydreams.blogspot.com/

Anônimo disse...

Muito obrigado por sempre nos visitar! isso é muito importante para a nossa equipe! seu blog também é muito importante, pois aprender uma segunda língua é tão importante quanto dominar a materna! e por incrivel que pareça parece que as pessoas só se interessam em aprenbder quando percebem que precisam dela para algo... O inglês é uma língua maravilhosa! mas meu nível me impede de ler Blake ou Whithman no original ainda, muito complicado! mas escritores modernos como T.S Eliot e Pound eu consigo ler de boa! parabéns!

gostaria de conversar sobre possíveis parcerias, o que achas?

Tiago Guillen colaborador do www.cafedefita.blogspot.com

Rita de Cassía disse...



Mais uma vez seu blog me ajudou bastante, sou sua fã numero 1




Pesquisas relacionadas:

AVALIAÇÃO DE INGLÊS 1°AO 5°ANO

Avaliação de inglês 3°, 4°e 5°ano

Avaliação de inglês 1°, 2°e 3°ano


ATIVIDADES DE INGLÊS 1°AO 8°ANO

Atividades de inglês 1° ano

Atividades de inglês 2° ano

Atividades de inglês 3° ano

Atividades de inglês 4° ano

Atividades de inglês 5° ano

Atividades de inglês 6° ano

Atividades de inglês 7°e 8°ano