Poucas palavras:

Blog criado por Bruno Coriolano de Almeida Costa, professor de Língua Inglesa desde 2002. Esse espaço surgiu em 2007 com o objetivo de unir alguns estudiosos e professores desse idioma. Abordamos, de forma rápida e simples, vários aspectos da Língua Inglesa e suas culturas. Agradeço a sua visita.

"Se tivesse perguntado ao cliente o que ele queria, ele teria dito: 'Um cavalo mais rápido!"

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Mês dos professores BrELT: entrevista com Bruna Caltabiano e Bruno Coriolano

Concedi uma minientrevista no BrELT. Vejam a entrevista:



Hoje é dia de Brunx! Não, Brunx não é uma cidade da qual você nunca ouviu falar ou o nome de uma celebração Celta. É a nossa brincadeira com o tal do –x para representar o gênero neutro é para dizer que hoje é o dia da Bruna e do Bruno.

Os Brunxs representam figuras muito interessantes da nossa indústria de ensino de inglês.

Bruna Caltabiano é uma empreendedora. Sabe aquele ditado que diz ‘Não está satisfeito? Faz melhor!’. Pois é, Bruna é co-fundadora e diretora acadêmica da Catalbiano idiomas. A Bruna foi lá e fez!

Bruno Coriolano é, dentre outras coisas, um acadêmico. Com um currículo invejável, Bruno provavelmente é um desses professores que não vai aceitar algo só porque alguém disse que é assim. O Bruno estuda, estuda muito.

Em que contextos você atua?

Bruna Caltabiano: Sou co-fundadora e diretora acadêmica da Caltabiano Idiomas. Também dou aulas, o que é a minha verdadeira paixão!

Bruno Coriolano: Sou mestrando do PPGI – Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente dedico-me apenas aos estudos acadêmicos (Stricto sensu).

O que motivou você a seguir carreira no ensino de inglês?

Bruna Caltabiano: Sempre sonhei em ser professora de inglês. Quando criança, comprava meus livros da escola regular em uma rede de franquias de inglês. Eu tinha acabado de aprender a ler (tinha uns 7 anos) quando peguei um livreto desta escola que dizia que quem fosse bom aluno no nível avançado poderia ingressar no curso de professores e dar aulas lá. Desde então sonhava em ser professora de Inglês.


Bruno Coriolano: Basicamente a paixão pela língua. Depois, com o passar dos anos, fui gostando da ideia de ser professor e hoje tento me manter informado para poder conciliar, em um futuro próximo, duas funções: Professor e pesquisador.

Como foi sua trajetória profissional?

Bruna Caltabiano: Comecei a dar aulas nesta mesma escola do livreto vermelho, o CCAA, aos 19 anos. Foi uma grande emoção quando, após alguns anos, fui convidada a lecionar o curso de professores que eu tanto sonhava em fazer. Trabalhei no CCAA por mais de 10 anos , atuando como professora e coordenadora.

No CCAA conheci meu sócio. Iniciamos uma parceria com a Santa Casa de SP onde ministramos cursos para estudantes de medicina e médicos. Foi assim que a ideia da Caltabiano Idiomas surgiu, mesmo que ainda tímida. Em 2011 abrimos a escola oficialmente e desde então temos diversos cursos, para alunos e professores de inglês.


Bruno Coriolano: Sou especialista em língua Inglesa pela Faculdade Vale do Jaguaribe (FVJ). Tenho certificação Internacional (TEFL/TESOL). Graduado em Letras – Língua Inglesa e suas respectivas literaturas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Tenho treze anos de experiência em ensino de Língua Inglesa, já tendo atuado em várias instituições, como o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), campus Mossoró, no Departamento de Línguas Estrangeiras (DLE) na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, Campus Central. Tenho experiência profissional nos Estados Unidos da América, onde residi nas cidades de Atlantic City e Brigantine Beach, ambas no estado de New Jersey.

Por que você participa da BrELT?

Bruna Caltabiano: Participo da BrELT porque gosto de estar em contato com colegas e trocar ideias e experiências.

Bruno Coriolano: Gosto da troca de experiências.

No que a BrELT auxilia/auxiliou no sua formação profissional?

Bruna Caltabiano: A troca de ideias é essencial na formação do professor. É isso que mais gosto da BrELT – ajudar e ser ajudada!


Bruno Coriolano: Acredito que a comunidade contribui muito para nosso aprendizado de forma contínua por meio dos chats, trocas de ideias, indicações de material, etc.

Moderação BrELT: Obrigado, Bruna e Bruno! Temos certeza de que suas histórias inspirarão muitos professores.


Link da postagem original: (LINK)

Nenhum comentário: