Poucas palavras:

Blog criado por Bruno Coriolano de Almeida Costa, professor de Língua Inglesa desde 2002. Esse espaço surgiu em 2007 com o objetivo de unir alguns estudiosos e professores desse idioma. Abordamos, de forma rápida e simples, vários aspectos da Língua Inglesa e suas culturas. Agradeço a sua visita. "Stay hungry. Stay foolish!"

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Atividades de Inglês para Ensino Médio.









Os pedidos nos últimos dias por novas atividades em meu e-mail foram enormes. Engraçado como o número de professores interessados em aumentar seus repertories aumentou nos últimos meses.


Pensando rapidamente nessa necessidade, tive o estimulo inicial de pensar em algo mais dinâmico e rápido. Como não ganho dinheiro em passar conhecimento, procurarei ajudar a todos dessa seguinte forma: Eu posto aqui algumas dicas e vocês, se usarem as mesmas, me darão o crédito divulgando meu blog entre seus alunos e colegas, ok?


Pensei em uma atividade simples e que pode durar entre 15 e 30 minutos, dependendo muito do tempo que cada professor dispõe em sala. Minhas aulas duram 2 horas, então tenho tempo suficiente para praticar bem os tópicos gramaticais e de conversação (meus preferidos).


Essa atividade visa estimular os alunos a elaborarem perguntas. Sugiro que vocês trabalhem bem as perguntas que desejam que seus alunos utilizem, antes de começar a fazer uso dessa atividade.



1- Taking the Bus:
A passenger must get downtown by bus. (S)he asks the bus driver if this bus goes to her/his destination, and asks about the fare and schedule.
What kind of questions should (s)he ask?




Lógico que temos a noção de que tipo de pergunta fazer aqui (quanto custa; horário; se é próximo ou longe dali etc).


Para o Ensino Médio, eu sugeriria que o professor pedisse que eles dissessem em português mesmo, depois perguntasse como dizer aquilo em inglês. Ou juntasse em grupos e pedisse que eles elaborassem as perguntas juntos, antes de praticar, cheque com toda a turma. Lembre-se de levar algumas imagens (compatíveis com os tópicos, lógico!).



EXPLICAÇÃO DO PROFESSOR:
Gostaria de deixar claro de que sou muito contra o uso da LÍNGUA PORTUGUESA em sala. Quanto menos usarmos; melhor, mas, tendo em mente a realidade da bosta da educação pública que temos, e principalmente em Línguas Estrangeiras, não vejo problema.





2- Asking for Directions
The first person you ask doesn't always have the directions you need. Julia eventually finds her way to the post office. Students practice asking for and giving directions.



Nesse caso, organize a turma em grupo de três e peça para que uma pessoa dê, intencionalmente, a direção incorreta de alguns pontos. Os pontos poderiam ser feitos com as próprias carteiras da sala. Escrito mesmo com uma “etiqueta” tipo: ‘church’, ‘five-star hotel’, ‘hospital’ e por aí vai...



Mesma coisa: “Para o Ensino Médio, eu sugeriria que o professor pedisse que eles dissessem em português mesmo, depois perguntasse como dizer aquilo em inglês.”




3- Going to the Bank
Peter and Louisa have just moved to a new location. They visit the bank to open up a new account. Students practice new expressions related to banking.



Aqui temos que trabalhar questões que se referem ao vocabulário especifico (conhecimentos bancários). Afinal, nossos alunos podem um dia precisar desse tipo de conhecimento.


O que tenho que fazer para abrir uma conta no banco?
Quais a melhores taxas?
...


Uma das coisas que sempre digo aos meus colegas de nível inicial (professores que ensinam níveis iniciais), é que acho sempre mais difícil lecionar nesses níveis, porque eles sentem que é tudo muito fácil e quando sobem de nível, acham tudo muito difícil (pelo menos uma boa parcela dos alunos). Por que isso acontece? Às vezes não somos tão desafiadores e os alunos (e os alunos não são tão desafiados) e se habituam a ficar apenas naquilo. Nada mais odioso do que o ‘yes’ ou ‘no’ para toda pergunta que fazemos nos níveis mais avançados (intermediário e avançado). Portanto, na medida do possível, trabalhem um pouco mais o vocabulário.


4 - Plans for the Weekend
Bruno calls Mary to make plans for the weekend. Students should learn how to make small talk and how to express preferences using "prefer" and "I feel like/don't feel like".



Quais perguntas esperar aqui?

Quais seus planos para o final de semana?
Gostaria de ver um bom filme?
Blá, blá, blá.


Novamente, prefiro que as perguntas sejam feitas em inglês, mas para o Ensino Médio, dependendo do nível das turmas, podemos e devemos usar um pouco da língua materna, principalmente no inicio do ano, mas ao longo do ano letivo, temos que aumentar um pouco as nossas exigências.


Por hoje é só. Fiz esse artigo com um pouco de pressa, se houver alguns erros ou muitos erros, peço que me informem para que eu possa melhorar a qualidade do mesmo. fui, galera. Até a próxima.


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