Mais uma final de
semana chegando e lá vamos nós, procurar mais ideias e atividades para fazer na
semana que vem. Isso mesmo, não é bem uma hora de descanso, mas de pesquisa.
Tenho recebido muitos
e-mails esses últimos meses de professores de Língua Inglesa pedindo sugestões
de atividades e resolvi dá um help aqui.
Essa aula deveria durar em torno de 30 minutos.
WARMER:
Comece falando sobre “sports”. Escreva essa palavra no quadro
e peça aos alunos para falarem a primeira coisa que vem na cabeça deles ao
ouvirem palavras como “Soccer”; “golf”; “basketball”, “Tennis”...
Escreva no
quadro tudo que os alunos disserem (lembrem-se que alguns deles são visuais e
precisam ver e não comente ouvir as palavras). Na verdade, não sei o que eles
diriam, mas pode-se esperar desde nomes de jogadores até algo sobre os
equipamentos usados.
(fim
do warmer)
Depois de ter já
algumas palavras, divida a turma em dois grupos de desenhe um campo de futebol
como esse abaixo:
O desenho da bola ao
centro pode ser feito com uma cartolina, pois vai precisar ser removida para
frente e para traz. Peça para os dois grupos ou times escreverem perguntas
relacionadas ao assunto estudado, tipo “WH questions”, “perguntas que exijam o uso da terceira pessoa” etc. (seria legal pedir para eles escolherem o nome de
cada time. Peça para o grupo A escolher o nome do grupo B e vice-versa).
Toda vez que um time
responder as perguntas corretamente, avança para a outra linha do campo adversário.
Se o time A responder corretamente à pergunta de B, ele move contra o gol adversário,
mas se B também responder corretamente, ele, grupo B, manda a bola de volta. Tente
colocar emoção no jogo interferindo às vezes com perguntas mais difíceis. Ao final
quem atingir o gol mais vezes, ganha o jogo. Lembre-se de mover apenas sobre
todas as linhas, ou seja, para fazer um gol, saindo do centro, o grupo deve
responder à 3 perguntas corretamente e fazer o outro grupo não acertar nenhuma.
Alguns professores
gostam de compensar os alunos com alguma coisa tipo chocolate, brinquedos,
doces etc. Eu, particularmente, não acho isso muito didático, mas pode ser
feito.
----------------------------------------------
11 comentários:
Muito interessante! Aulas assim motivam bem mais os alunos.
Obrigado, João. Caso use a mesma, peço que volta aqui para dizer como foi.
usei nas minhas aulas e foi um sucesso, parabens, bruno. muito boa atividade....
Juliana costta
QUE LEGAL ESSA DICA. GOSTEI.
DEMO RÔ. SHOW DE BOLASS
Gostei muito dessa dica. show!!!!!!!!!!!!!!
Costa Jr.
Muita oboa mesmo. valeu pela dica.
Bem massa mesmo. meus alunos amamram.
Renata.
ESTIVE PROCURANDO POR UM SITE COMO ESSE... MEUS ALUNOS ADORARAM AS ATIVIDADES. TODAS ELAS. TODAS MESMO. MUITO ÓTIMO... PARABENS MESMO. ME AJUDOU MUIIIIIIIIIIIIIIIIITO.
PRISCILA...
Muito obrigada. Professor Bruno, apliquei este jogo em sala de aula,e foi bastante interessante
Que bom que foi útil!
Postar um comentário