Poucas palavras:

Blog criado por Bruno Coriolano de Almeida Costa, professor de Língua Inglesa desde 2002. Esse espaço surgiu em 2007 com o objetivo de unir alguns estudiosos e professores desse idioma. Abordamos, de forma rápida e simples, vários aspectos da Língua Inglesa e suas culturas. Agradeço a sua visita.

"Se tivesse perguntado ao cliente o que ele queria, ele teria dito: 'Um cavalo mais rápido!"

domingo, 18 de setembro de 2011

O ENSINO DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: APRENDENDO UM NOVO IDIOMA USANDO OUTRAS FONTES ALTERNATIVAS.


Bruno Coriolano de Almeida Costa[i]

Que é importante aprender inglês disso ninguém tem dúvida. Parece até clichê, mas falar inglês, a língua da globalização, não é mais fator de diferenciação de um candidato na hora de uma entrevista, por exemplo. Saber se comunicar nesse idioma é essencial para a sobrevivência no mercado de trabalho que está cada vez mais competitivo e exigente.

Na época do Império Romano, um dos “critérios” que tornavam alguns povos conhecidos como “bárbaros” era o fato desses povos não falarem o latim, a língua da globalização na época. Mesmo que pareça equivocado, partindo desse ponto de vista, os bárbaros do futuro poderão ser aqueles que não falam o inglês. Daqui a poucos anos, aqueles que não conseguirem se comunicar fazendo uso do idioma de Shakespeare estarão em sérios problemas. Se falamos em ciência e tecnologia, falamos em um língua comum, uma língua franca, para a proliferação do conhecimento entre as nações do mundo inteiro. É ai que entra a necessidade da língua inglesa. O mundo todo estuda e fala esse idioma. No Brasil, temos dois megaeventos se aproximando: Copa do Mundo e Olimpíadas. Aqueles que não quiserem se sentir excluídos terão que saber fazer uso do inglês e os que quiserem prosperar e acender socialmente terão que aprender a falar bem tal língua.

Mesmo com todo esse terrorismo causado pelos primeiros parágrafos desse texto, não existe motivo para desespero. Hoje em dia, temos diversas fontes facilitadoras no processo de aprendizado de qualquer idioma do mundo. A internet democratizou o contato com os idiomas. Pensando nisso, sugerimos que os blogs, sites e DVDs sejam verdadeiras fontes de riqueza para quem desejar aprender, aprimorar, estudar ou praticar inglês. É fácil, rápido e você pode estudar na hora que quiser e quantas vezes desejar sem sair de casa. Os blogs e sites estão cada vez melhores e os DVDs, sejam filmes ou séries, trazem verdadeiros benefícios nesse processo de aprendizado, não somente porque eles mantêm os alunos motivados, mas também porque proporcionam mais diversão e a facilitam o aprendizado e aquisição da língua (essa questão do aprendizado e aquisição fica para outro artigo).

Com a mudança das décadas, também vieram novas formas de interesses, com as línguas não seria diferente. Hoje os jovens preferem horários e jeitos mais flexíveis para aprender. Eles já estão familiarizados com as novas tecnologias e já sabem como utilizar cada ferramenta. Em 2007 iniciamos um projeto com um blog e notamos que o mesmo havia despertado o interesse dos internautas. Esses curiosos da língua visitam o blog e depois sempre voltam procurando mais informações ou dicas, se encontram no blog não se satisfazem e procuram sempre outras fontes de conhecimento. O espaço virtual já está cheio de alternativas que facilitam a socialização e o aprendizado de vários idiomas. Pensando nisso, muitas empresas já estão de olho e adaptando suas metodologias para atrair esse publico cada vez mais crescente.

A sugestão que fica é que quando tiver a oportunidade de estudar uma língua pela internet, procure se organizar para dedicar-se bem: 1) criando uma disciplina; 2) procurando colocar em prática o que aprendeu; 3) tentar a socialização em sites como LiveMocha.com; e 4) sempre perguntar quando tiver dúvidas para alguém que tenha conhecimento e por fim, esteja sempre disposto a aprender. O segredo é a persistência. Lembre-se que “uma caminhada de mil quilômetros começa com o primeiro passo. Muitos dão o primeiro passo, mas poucos completam a caminhada”.


[i] Professor e aluno de Inglês como língua estrangeira.

Nenhum comentário: