Os pedidos nos
últimos dias por novas atividades em meu e-mail foram enormes. Engraçado como o
número de professores interessados em aumentar seus repertories aumentou nos
últimos meses.
Pensando rapidamente
nessa necessidade, tive o estimulo inicial de pensar em algo mais dinâmico e
rápido. Como não ganho dinheiro em passar conhecimento, procurarei ajudar a
todos dessa seguinte forma: Eu posto aqui algumas dicas e vocês, se usarem as
mesmas, me darão o crédito divulgando meu blog entre seus alunos e colegas, ok?
Pensei em uma
atividade simples e que pode durar entre 15 e 30 minutos, dependendo muito do
tempo que cada professor dispõe em sala. Minhas aulas duram 2 horas, então tenho
tempo suficiente para praticar bem os tópicos gramaticais e de conversação
(meus preferidos).
Essa atividade visa
estimular os alunos a elaborarem perguntas. Sugiro que vocês
trabalhem bem as perguntas que desejam que seus alunos utilizem, antes de
começar a fazer uso dessa atividade.
1- Taking the Bus:
A passenger must get downtown by bus. (S)he asks the bus driver if this
bus goes to her/his destination, and asks about the fare and schedule.
What kind of questions should (s)he ask?
Lógico que temos a
noção de que tipo de pergunta fazer aqui (quanto custa; horário; se é próximo ou longe dali etc).
Para o Ensino Médio,
eu sugeriria que o professor pedisse que eles dissessem em português mesmo,
depois perguntasse como dizer aquilo em inglês. Ou juntasse em grupos e pedisse
que eles elaborassem as perguntas juntos, antes de praticar, cheque com toda a
turma. Lembre-se de levar algumas imagens (compatíveis com os tópicos, lógico!).
EXPLICAÇÃO DO PROFESSOR:
Gostaria
de deixar claro de que sou muito contra o uso da LÍNGUA PORTUGUESA em sala.
Quanto menos usarmos; melhor, mas, tendo em mente a realidade da bosta da
educação pública que temos, e principalmente em Línguas Estrangeiras, não vejo
problema.
2- Asking for Directions
The first person you ask doesn't always have the directions you need. Julia
eventually finds her way to the post office. Students practice asking for and
giving
directions.
Nesse caso, organize
a turma em grupo de três e peça para que uma pessoa dê, intencionalmente, a
direção incorreta de alguns pontos. Os pontos poderiam ser feitos com as
próprias carteiras da sala. Escrito mesmo com uma “etiqueta” tipo: ‘church’, ‘five-star
hotel’, ‘hospital’ e por aí vai...
Mesma
coisa: “Para o Ensino Médio, eu sugeriria que o
professor pedisse que eles dissessem em português mesmo, depois perguntasse
como dizer aquilo em inglês.”
3- Going to the Bank
Peter and Louisa have just moved to a new location. They visit the bank
to open up a new account. Students practice new expressions related to banking.
Aqui temos que
trabalhar questões que se referem ao vocabulário especifico (conhecimentos bancários).
Afinal, nossos alunos podem um dia precisar desse tipo de conhecimento.
O
que tenho que fazer para abrir uma conta no banco?
Quais
a melhores taxas?
...
Uma das coisas que
sempre digo aos meus colegas de nível inicial (professores que ensinam níveis iniciais),
é que acho sempre mais difícil lecionar nesses níveis, porque eles sentem que é
tudo muito fácil e quando sobem de nível, acham tudo muito difícil (pelo menos
uma boa parcela dos alunos). Por que isso acontece? Às vezes não somos tão
desafiadores e os alunos (e os alunos não são tão desafiados) e se habituam a
ficar apenas naquilo. Nada mais odioso do que o ‘yes’ ou ‘no’ para toda pergunta que fazemos nos níveis mais
avançados (intermediário e avançado). Portanto, na medida do possível,
trabalhem um pouco mais o vocabulário.
4 - Plans for the Weekend
Bruno calls Mary to make plans for the weekend. Students should learn
how to make small talk and how to express preferences using "prefer"
and "I feel like/don't feel like".
Quais perguntas
esperar aqui?
Quais
seus planos para o final de semana?
Gostaria
de ver um bom filme?
Blá,
blá, blá.
Novamente, prefiro
que as perguntas sejam feitas em inglês, mas para o Ensino Médio, dependendo do
nível das turmas, podemos e devemos usar um pouco da língua materna, principalmente
no inicio do ano, mas ao longo do ano letivo, temos que aumentar um pouco as
nossas exigências.
Por hoje é só. Fiz esse
artigo com um pouco de pressa, se houver alguns erros ou muitos erros, peço que
me informem para que eu possa melhorar a qualidade do mesmo. fui, galera. Até a
próxima.
ATENÇÃO:
comentários abaixo podem ser feitos usando o Facebook. Curtam nossa página no
Facebook e fique por dentro de tudo que publicamos no blog. Se preferir, existe
a opção de se cadastrar no Portal da Língua Inglesa.
PORTAL DA
LÍNGUA INGLESA has no responsibility for the
persistence or accuracy of URLs for external or third-partly internet websites
referred to in this post, and does not guarantee that any context on such
websites are, or will remain, accurate or appropriate.
In some
instances, I have been unable to trace the owners of the pictures used here;
therefore, I would appreciate any information that would enable me to do so.
Thank you very much.
Is something important missing?
Report an error or suggest an improvement. Please, I strive for accuracy and
fairness. If you see something that doesn't look right, contact me!
Did you spot a typo?
Do you have any tips or examples
to improve this page?
Do you disagree with something on
this page?
Use one of your social-media
accounts to share this page:
I am always
looking for ways of improving this blog. I should be grateful if you would
indicate the appropriate number below.
How would you rate this post?
(5) Excellent
(4) Very good (3) Good (2) Satisfaction (1) It needs improvements
2 comentários:
Mais uma vez seu blog me ajudou bastante, sou sua fã numero 1
Pesquisas relacionadas:
AVALIAÇÃO DE INGLÊS 1°AO 5°ANO
Avaliação de inglês 3°, 4°e 5°ano
Avaliação de inglês 1°, 2°e 3°ano
ATIVIDADES DE INGLÊS 1°AO 8°ANO
Atividades de inglês 1° ano
Atividades de inglês 2° ano
Atividades de inglês 3° ano
Atividades de inglês 4° ano
Atividades de inglês 5° ano
Atividades de inglês 6° ano
Atividades de inglês 7°e 8°ano
Thank you - I appreciate it! I'm gonna check your blog as well.
Postar um comentário