Aparentemente,
boa parte dos brasileiros não gosta de ler. Imaginem a dificuldade de fazer um
brasileiro escrever na Língua Estrangeira, então.
Costumo
colocar a culpa do que foi dito acima nos professores (de todas as disciplinas),
que sempre que fazem uso de qualquer atividade de leitura pedem para que os
mesmos façam algum tipo chato de atividade que “destrói” o prazer por um livro
lido e também à forma como corrigem as atividades de produção de textos. São tantas
as correções e o foco no “erro” que o aprendiz sente-se oprimido na hora de
escrever algo.
Mas
ainda bem que existem algumas técnicas e atividades que pode ajudar a mudar,
ainda que pouco, essa realidade.
As
histórias infantis são ótimas para as aulas de produção textual em inglês. Todos
mundo conhece alguma dessas historinhas infantis que lemos quando criança.
A
atividade é bem simples e pode ser feita da seguinte maneira:
·
Peça para que
os alunos leiam uma história infantil e depois reescrevam as mesmas mudando o cenários,
os personagens, mudem para outro tipo de história (para comedia ou terror, por
exemplo). Vale, inclusive, inserir personagens de outros livros;
·
Depois peça
para que os alunos trocem suas histórias e leiam em voz alta o que foi
reescrito. É possível pedir para que eles sugiram algumas alterações, mudanças...
Para
turmas de Ensino Médio é possível pedir para que os alunos reescrevam a
história em Língua Portuguesa sem se deterem a tradução de palavra por palavra,
mas a uma “versão” final com coerência e coesão, mas com acrescimento de alguns
elementos como novos personagens e um final alternativo, ou completamente
diferente. É possível também, pedir para que o final não seja escrito. O professor
pode, então, pedir para que os alunos troquem suas histórias entre eles e
escrevam o final que bem desejarem.
A
seguir, disponibilizo algumas sugestões, tanto em inglês quanto em espanhol, de
algumas historinhas que podem ser utilizadas em sala.
Em inglês (para alunos
de Ensino Fundamental e Médio):
#1: THE ROBBER BEE
Once upon a time there was a swarm of bees in where
they all worked to find good honey.
One day, Bugy, the most rebel bee of the hive, took
the collected honey to eat it.
Suddenly the queen bee went into the room where Bugy
was and caught him eating all the honey.
When the queen bee saw him, said: “You should be
working instead of eating the honey, I am not going to punish you, but go
outside and tell everybody what you have done”.
Bugy was really ashamed and told the rest of the bees
what he had just done, after that, Bugy started to behave at the hive.
THE END
Em espanhol (para
alunos de Ensino Fundamental e Médio):
Había una vez, un enjambre de abejas, en el que todas las
abejas trabajaban por encontrar rica miel para su panal.
Un día, Bichi, la abeja más mala de todo el enjambre,
decidió por su cuenta coger parte de la miel que todas sus compañeras habían
recogido, para tomársela como merienda.
Pero, inesperadamente para Bichi, la abeja reina entró en
la sala donde tenían almacenada toda la miel, y pilló infraganti a Bichi
dándose un buen festín de miel.
La reina le dijo a Bichi las siguientes palabras: “Bichi,
deberías estar trabajando para traer miel aquí, y en vez de eso te la estás
comiendo!! No te voy a poner ningún castigo, sólo te pediré que salgas a contar
lo que has hecho ante todo el enjambre de abejas.”
Bichi hizo lo que la reina le había pedido, y se sintió
tan avergonzado al haber robado la comida que todos habían recogido, que no
volvió nunca más a portarse mal.
FIN
Nesse
site (LINK) É possível encontrar
outros contos e ainda enviar as produções dos alunos.
Espero
que tenham gostado da ideia. Lembro que um sucesso de uma aula depende muito da
criatividade dos professores.
Essa
postagem foi elaborada pelo professor Bruno Coriolano, para saber mais sobre o
trabalho do mesmo, visite o seu perfil no LinkedIn (LINK).
“Welcome to our website
Short Stories, here you can find many original short stories for children that
you won´t find in any other pages. The Short Stories published in our website
are based on human values, trying to instill those values to children through
the message of each short story. We hope you enjoy it, it´s FREE.” (LINK)
PORTAL DA
LÍNGUA INGLESA has no responsibility for the
persistence or accuracy of URLs for external or third-partly internet websites
referred to in this post, and does not guarantee that any context on such
websites is, or will remain, accurate or appropriate.
Is something
important missing? Report an error or suggest an improvement.
In some
instances, I have been unable to trace the owners of the pictures used here; therefore,
I would appreciate any information that would enable me to do so. Thank you
very much.
Nenhum comentário:
Postar um comentário