Vejam
essa vídeo de um locutor de rádio lendo em inglês. Não é zombaria, mas depois
de ouvir essa pronuncia, que conclusão chegamos? Qual é o momento certo de
falar em inglês em público?
Essa
semana, abro o debate sobre a “língua inglesa e seu uso”, o momento do uso,
para ser mais claro.
Como
professor, sinto-me extremamente responsável em dizer a verdade para meus
alunos. Ser honesto deve ser o mínimo o que devo ser com os mesmos, pois eles,
ao iniciarem um curso comigo, o fazem por depositar confiança em minha pessoa. Pensando
nisso, imagino que ser sempre honesto com meu aluno (enfatizo aqui) é parte da
minha obrigação. Saber o momento de expô-los é, no mínimo, algo sensato. Não é porque
eu plantei uma semente de feijão que vou poder fazer uma casa na árvore no dia seguinte
– existe tempo para tudo, até para colocá-los para mostrar suas habilidades linguísticas
em público.
Deixando
as metáforas de lado, tenho apenas uma coisa a dizer: existe muita coisa a ser
levada em conta quando decidimos fazer com que os alunos mostrem suas
habilidades em língua inglesa de forma prematura.
Já
vi casos em que os alunos entraram em pânico na hora de uma apresentação de
TCC, Monografia, Teses, seminários e etc, mesmo com pesquisas maravilhosas... Imaginem
fazer isso em inglês e com um vocabulário reduzido!!!
Sem
entrar em qualquer mérito, acho pouco provável que, alunos em níveis iniciais,
principalmente sem muitas horas de prática, obtenham um desempenho satisfatório
nas suas habilidades orais, estando eles, os alunos, ainda muito inseguros e
despreparados. Seria uma irresponsabilidade minha, exigir isso dos mesmos.
O
medo de falar em público constitui uma (sub)fobia social. Para se ter uma dia
da situação, “41% dos americanos têm pavor de pensar em qualquer tipo de
exposição, e ainda são considerados menos dramáticos que os australianos, que
preferem a morte a terem que falar em público”. (LINK).
No Brasil, esse número não deve ser tão diferente. Imaginem agora, falar em
público em inglês: apenas 5% dos brasileiros falam inglês com fluência. Logo,
quem não está dentro desse grupo, deve estar se sentindo bem menos preparados
para tanta exposição.
Imaginemos
as críticas e os momentos de zombaria por parte de algum ouvinte, qual seria a
atitude do aluno diante disso? Mesmo que algumas pessoas digam que não se
sentem incomodadas, não sabemos se realmente elas não estão, certo?
Gostaria de fazer essa pergunta
para vocês, professores e alunos, qual o momento certo de apresentar um
trabalho ou algum tópico em público, além das paredes da sala de aula?
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