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COMO
JOGAR:
Pegue algumas cédulas
de dinheiro de mentirinha, daquelas que as crianças usam para brincar. Cole-as
em uma folha de ofício e faça cópias, para que haja pelo menos seis notas para
cada grupo.
No verso de cada
nota, prepare uma mini atividade relativa aos conteúdos que você quer revisar. Se
um dos assuntos for “vestimenta”, você pode escrever: descreva com detalhes as roupas que estão sendo usadas por duas pessoas
da sala, sendo uma do sexo masculino e outra do feminino. Quanto maior o
valor da cédula, mais elaborada e difícil de realizar deverá ser a tarefa. É possível
repetir as tarefas, desde que em notas do mesmo valor, mas quanto mais
diversificadas elas forem, melhor.
Divida a turma em
grupos de três a cinco alunos e dê a cada grupo a mesma quantidade de dinheiro
(digamos, duas notas de 1, duas de 5, uma de 10 e uma de 50). Explique que eles
terão um tempo determinado para resolver os problemas propostos, provavelmente insuficiente
para que eles realizem todas as tarefas. Caberá a eles escolher quais terão
prioridade: se as de menor valor, por serem mais rápidas, ou as de maior valor,
por valerem mais. O objetivo será ganhar a maior quantidade de valor possível de
dinheiro através do trabalho realizado corretamente. As respostas deverão ser
dadas em uma folha à parte.
Ao término do tempo
estipulado, os grupos deverão repassar as suas cédulas e a folha de respostas
para um outro grupo. Esta deverá corrigir o que foi feito: se tudo estiver
correto, o valor da célula reverterá para a conta do grupo que fez o trabalho; se
algum erro procedente for encontrado, esta quantia terá de ser repassada
àqueles que o detectam. Mas há um detalhe: o grupo que apontar um erro inexistente
deverá pagar o valor da nota a título de multa.
Pode parecer
complicado, mas não é. No fim das contas, soma-se o que cada grupo ganhou e
subtrai-se o que perdeu: aquele que conseguir a maior poupança vence o jogo. Mas
não são os únicos ganhadores, já que com o conteúdo mais do que revisado, o que
vier na prova é fichinha.
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Essa atividade foi
retirada do livro CEM AULAS SEM TÉDIO: LÍNGUA ESTRANGEIRA. SUGESTÕES PRÁTICAS
DINÂMICAS E DIVERTIDAS PARA O PROFESSOR. De Vanessa Amorim e Vivian Magalhães.
Editor IPR.
Pode ser feito no
Ensino Médio e ou em níveis B1 ou B1+ (CEF)
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