Poucas palavras:

Blog criado por Bruno Coriolano de Almeida Costa, professor de Língua Inglesa desde 2002. Esse espaço surgiu em 2007 com o objetivo de unir alguns estudiosos e professores desse idioma. Abordamos, de forma rápida e simples, vários aspectos da Língua Inglesa e suas culturas. Agradeço a sua visita.

"Se tivesse perguntado ao cliente o que ele queria, ele teria dito: 'Um cavalo mais rápido!"

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Inglês para Ensino Médio: O JOGO DA POUPANÇA.


Imagem retirada da internet.


COMO JOGAR:

Pegue algumas cédulas de dinheiro de mentirinha, daquelas que as crianças usam para brincar. Cole-as em uma folha de ofício e faça cópias, para que haja pelo menos seis notas para cada grupo.

No verso de cada nota, prepare uma mini atividade relativa aos conteúdos que você quer revisar. Se um dos assuntos for “vestimenta”, você pode escrever: descreva com detalhes as roupas que estão sendo usadas por duas pessoas da sala, sendo uma do sexo masculino e outra do feminino. Quanto maior o valor da cédula, mais elaborada e difícil de realizar deverá ser a tarefa. É possível repetir as tarefas, desde que em notas do mesmo valor, mas quanto mais diversificadas elas forem, melhor.

Divida a turma em grupos de três a cinco alunos e dê a cada grupo a mesma quantidade de dinheiro (digamos, duas notas de 1, duas de 5, uma de 10 e uma de 50). Explique que eles terão um tempo determinado para resolver os problemas propostos, provavelmente insuficiente para que eles realizem todas as tarefas. Caberá a eles escolher quais terão prioridade: se as de menor valor, por serem mais rápidas, ou as de maior valor, por valerem mais. O objetivo será ganhar a maior quantidade de valor possível de dinheiro através do trabalho realizado corretamente. As respostas deverão ser dadas em uma folha à parte.

Ao término do tempo estipulado, os grupos deverão repassar as suas cédulas e a folha de respostas para um outro grupo. Esta deverá corrigir o que foi feito: se tudo estiver correto, o valor da célula reverterá para a conta do grupo que fez o trabalho; se algum erro procedente for encontrado, esta quantia terá de ser repassada àqueles que o detectam. Mas há um detalhe: o grupo que apontar um erro inexistente deverá pagar o valor da nota a título de multa.

Pode parecer complicado, mas não é. No fim das contas, soma-se o que cada grupo ganhou e subtrai-se o que perdeu: aquele que conseguir a maior poupança vence o jogo. Mas não são os únicos ganhadores, já que com o conteúdo mais do que revisado, o que vier na prova é fichinha.  


Imagem retirada da internet.


Essa atividade foi retirada do livro CEM AULAS SEM TÉDIO: LÍNGUA ESTRANGEIRA. SUGESTÕES PRÁTICAS DINÂMICAS E DIVERTIDAS PARA O PROFESSOR. De Vanessa Amorim e Vivian Magalhães. Editor IPR.

Pode ser feito no Ensino Médio e ou em níveis B1 ou B1+ (CEF)



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