O
SELL é um evento do curso de Letras da UFTM, por isso a sua organização é de
responsabilidade de professores e alunos de suas três habilitações: Língua
Portuguesa, Língua Espanhola e Língua Inglesa. O curso de Letras, criado em
2006, tem por missão, ao final de quatro anos, a formação de um professor com
conhecimento das questões da linguagem, da literatura em língua portuguesa e
línguas estrangeiras.
Com
a aprovação do Mestrado Profissional em Letras da UFTM – aprovado pela CAPES em
2014 –, acreditamos que esse compromisso foi reforçado. Por isso, a comissão
organizadora escolheu, para o V SELL, um tema relacionado a um eixo de formação
do PROFLETRAS: Teorias de Linguagens: pesquisa e ensino. Ao escolhê-lo,
buscamos compor uma programação que possibilite a construção de respostas para
os seguintes questionamentos: quais teorias e reflexões estamos produzindo do
campo dos estudos da linguagem? Quais pesquisas e conhecimentos estão sendo
produzidos com vistas à formação de professores? Como estão sendo aliadas
teorias e práticas?
Para
manter o sentido e o objetivo da interrogação sobre como estamos aliando, na
universidade contemporânea, as questões relacionadas às teorias de linguagens,
pesquisa e ensino, foram convidados especialistas que possuem trabalhos
relevantes na intersecção do tema geral. Ou seja, tais especialistas foram
chamados para discutir: i) a crise na contemporaneidade, linguagens e processos
de formação; ii) o ensino da literatura; iii) aquisição de língua materna e
ensino; iv) políticas públicas e
linguísticas para línguas estrangeiras; v) estudos linguísticos de libras e
português como L2 para surdos; vi) relações internacionais: língua e cultura;
vii) a relação entre arte, cultura e
educação e; viii) o PROFLETRAS como proposta formadora de professores da área
de linguagem.
Associando
atividades artístico-culturais ao tema relações internacionais, língua e
cultura, a Central de Idiomas Modernos (CIM), para comemorar os seus 20 anos,
junto com o Departamento de Línguas Estrangeiras estarão à frente de uma
discussão sobre a relação interdependente entre os conceitos de língua e
cultura, tendo em vista o contexto de internacionalização vivenciado pelas
universidades federais, em face do surgimento de programas que incentivam que
seus estudantes realizem parte de seus estudos no exterior, tais como “Ciência
sem fronteiras” e “Cultura sem fronteira”. Do mesmo modo, nos interessará
discutir a importância que o acesso às línguas estrangeiras representam
atualmente para o ensino superior brasileiro.
O
intuito principal da comissão organizadora, ao propor esta programação para o V
SELL, é problematizar as produções contemporâneas em campos da Linguistica,
Literatura e Línguas estrangeiras (espanhola e inglesa) e suas relações,
aproximações e afastamentos das áreas de ensino. Em suma, o aprofundamento das
pesquisas teóricas ligadas às áreas de ensino nesses campos faz aumentar a
necessidade de criação e/ou manutenção de espaços de interlocução com e entre
pesquisadores nacionais e internacionais interessados nessas questões. Por meio
dessas interlocuções tornam-se mais consistentes as nossas próprias conclusões
acerca das concepções (teóricas, de pesquisa e ensino) desenvolvidas nos
contextos local, nacional e internacional.
A
comissão organizadora do V SELL
PORTAL DA
LÍNGUA INGLESA has no responsibility for the
persistence or accuracy of URLs for external or third-partly internet websites
referred to in this post, and does not guarantee that any context on such
websites is, or will remain, accurate or appropriate.
In some
instances, I have been unable to trace the owners of the pictures used here;
therefore, I would appreciate any information that would enable me to do so.
Thank you very much.
Is something important missing?
Report an error or suggest an improvement. Please, I strive for accuracy and
fairness. If you see something that doesn't look right, contact me!
Did you spot a typo?
Do you have any tips or examples
to improve this page?
Do you disagree with something on
this page?
Use one of your social-media
accounts to share this page:
Nenhum comentário:
Postar um comentário